sábado, junho 11, 2005

São Pedro e eu

Já não é de agora... sinto que São Pedro nutre por mim um tipo de sentimento algo peculiar; acredito que anda preocupado com a minha saúde e receoso face a um possível escaldão!

Tenho andado a reparar que altera subitamente o estado do tempo sempre que decido ir até à praia... durante a semana, enquanto me desunho a trabalhar, brinda- me com um sol fulguroso e temperaturas de cortar a respiração e ao fim de semana presenteia- me com um céu melancólico repleto de castelos que não deixam ver o astro rei.

Biquini novo, restos de protector solar (do ano passado), ausência de pilosidade, a companhia certa, motociclo com o depósito atestado... só falta o calor!

Pois tenho a dizer a São Pedro que ainda hoje vou comprar nova embalagem de protector com o factor de protecção mais elevado que existir no mercado... o estimado santo escusa de estar abespinhado comigo, garanto que vou besuntar- me com o gorduroso produto que preserva e bronzeia a epiderme, durante o período em que me encontrar no areal da Fonte da Telha... e mais, afirmo solenemente que vou fazê- lo várias vezes.

Proponho, então, que celebremos um contrato neste preciso instante... comprometo- me a aplicar o gorduroso várias vezes ao dia e São Pedro garante- me sol, calor e vento soprando fraco nos dias em que resolvo ir à praia! (Não querendo abusar da boa vontade... pode também deixar a água do mar ali na casa dos 22 a 23 graus...) Que tal..? Assim ficamos todos bem!

Por outro lado, e caso o santo esteja apreensivo e irrequieto, não só pela minha saúde mas também pelos incêndios que vão consumindo o nosso país todos os anos, devo dizer- lhe que o nosso eficaz e eficiente governo já garantiu todos os meios para controlar esse flagelo... quer isto dizer que pode fazer calor à-vontade sem medos ou inquietações porque está tudo a postos e nos seus devidos lugares, para evitar as catástofres derivadas do abrasamento total ou parcial de edifícios e florestas.

Agora que estamos esclarecidos quanto à minha saúde e à saúde das florestas nacionais, não vejo por que razão o sol ainda está encoberto lá fora... ainda não teve tempo de ler esta epístola até ao fim? Desconfia dos meus motivos? Já percebi, desconfia do governo não é? Então proponho outro pacto: Proteja lá as florestas do nosso país e deixe o sol e o calor ali algures na margem sul... Fonte da Telha junto ao Pestinha!

Sempre soube que sou especial para São Pedro... há uma química entre nós...

1 comentário:

RR disse...

Deixa-te de cartinhas para carteiros e Sãos Pedros...
Falas com essa gentalha e vê só o que acontece: caiu uma trombinha d'água esta manhã!
Tens é que arranjar o contacto do Costa Alves, do Instituto de Meteorologia! Esse sim, deve poder fazer alguma coisa... E, já agora, pede bom tempo para a Riviera, ó egoísta!!!