domingo, junho 19, 2005

UNO o meu calcanhar ...

De Aquiles...

Grande cartada de UNO no serão de sábado... suspeito de que afinal há mais leitores das *linhas do que o esperado... tendo alertado no Diário de "gaija" para a possível batota ao serão, todos os companheiros de jogo estiveram de olho vivo nas minhas jogadas!

Não estava previsto... não é que eu tenha o hábito de trapaçar durante o jogo, às vezes engano- me é a contar os pontos, escapando assim ao letal castigo da bebida final para os que atingiram mais pontuação!

Para começo de conversa logo na distribuição das cartas surge a polémica: iihhh... o que é isto? Apanhei uma gaiola cheia de canários ou quê... é só amarelos!! Quem é que badalhou as cartas?

Entretanto alguém esfrega as mãos de contentamento: Eu 'tou a avisar, alguém aqui ao meu lado vai beber!! ( ou seja, eu) Solta uma gargalhada estridente e aparecem- lhe uns corninhos vermelhos e um garfo na mão!

O companheiro do lado (eu mesma) apressadamente propõe uma troca de lugar com alguém (do tipo... vou ao WC, queres vir para o meu lugar, olha que esta cadeira é mais fofinha!!)... claro que ninguém aceita a troca... será bluff?? É melhor não arriscar!

__Qual é a cor? É 2 quê?? (temos que repetir até à exaustão qual é a carta em cima da mesa)

__Sou eu a jogar? (já para não falar nos meninos que jogam na sua vez e na dos outros invertendo a ordem do jogo... dependendo do nº de vezes que já perdemos, deixamos, ou não passar em branco... se já estamos a jogar há horas passa na calada da noite, se começámos há pouco tempo, é logo descoberto) É o quê? Toma lá +4!!

__+4? Querias que eu fosse buscar? he he he (sarcástico e medonho olhando para o lado e para mim, estilo pêndulo) Então toma lá tu +4!!! (não sei de onde aparecem tantas cartas +4, parece que fazem o milagre da multiplicação) E vão 8...

__Ischch... dá- me lá 8 cartas! Apanha as 8 e exclama... 'tás lixado... virem lá o sentido do jogo!! (este papel é, habitualmente, o meu)

__Qual é a cor? (Há sempre alguém que canta: A cor azul... o céu e o mundo, ou então Verde código verde, ou ainda amarilho ou um qualquer adepto do FCP quando a cor é vermelho: é cor de merda!)

__Quem é a jogar? Sou eu? Qual é a carta? Alguém está em UNO? (e o jogo prossegue... sempre a esta velocidade vertiginosa e com as perguntas da praxe)

Às tantas alguém grita eufórico: UNO, surge a contra- resposta em uníssono: UNO??? Já???

Começa o festival de despachar cartas pontuáveis... é vê- los ir buscar cartas e apanhar as tão indesejáveis setas, transparentes, coloridas e não jogas!

O desgraçado que estava em UNO será martelado de forma vil e grosseira, enquanto os colegas do lado tentam por todas as formas possíveis e impossíveis descobrir qual é a sua última carta! Só com muita sorte acaba o jogo na jogada seguinte... ou muita sorte ou com a famosa +4.

É neste momento que tenho mais um golpe de sorte... apanhar 4 cartas (quando não são 6, e já chegaram a ser 8 e 10... e mais houvesse!) por acumulação de +2... já tinha conseguido livrar uns quantos pontos mas com esta ida ao baralho fico novamente na miséria... até lhes perco a conta, é como contar ervilhas num saco de ultra- congelados !

Entre as cantorias e as chamadas de atenção para os jogadores distraídos com a conversa, as horas vão passando velozmente e as garrafas secando a um ritmo estonteante!

Quanto mais se perde, mais se bebe... e quanto mais se bebe mais se perde, há que ver que a capacidade para estabelecer uma raciocínio lógico vai diminuindo energicamente!

Fico com a nítida sensação de que há um esquema organizado contra mim... os meus companheiros têm sempre as melhores cartas... para mim sobram as chorudas na pontuação mas com pouca carga útil no decorrer da jogada. Tudo isto é muito suspeito... beber quatro vezes seguidas... huum, cheira- me a carta escondida na manga! Há aqui conspiração...

Não contentes, ainda fazem comentários acerca do meu mau perder (eu com mau perder? Mau perder, o quê... quantos são, hã? Nãããã... nada disso!! Logo eu que até estava tão bem dispostinha, apesar do sabor amargo da Vodka pura)... Gozam com a minha fraca sorte e fazem piadas que insinuam batotice quando o jogo me corre bem!

Já que viram o post anterior, pode ser que vejam este: não trapacei em momento algum do jogo, só fiz uns comentários com o parceiro do lado para safar uma carta +2 e uma de setas (nem se chegou a concretizar)... o mal é eu estar ocupada a avisar os jogadores quando é a sua vez e qual é a carta e quem está em UNO e denunciar "à cara podre" quem se esquece de dizer que está em UNO... e tudo isso. Uma espécie de fiscal de linha Unoide...

Em bem sabia que não devia jogar... não tenho sorte ao jogo!O que vale é que o castigo é aceitável mas lembrem- me de nunca jogar a dinheiro, caso contrário terei que fazer um crédito à habitação para pagar as dívidas!!!

NB.: Ai, como eu detesto perder!!! Porém reconheço: aceito melhor a derrota desde que comecei a jogar UNO!

Sem comentários: