sábado, junho 18, 2005

Diário de "gaija"

Cá estamos em mais um fim de semana de calor abrasador e nada de praia... "se não é do cu é das calças"... mais um dia de limpeza na maison!

Isto de ser "gaija" tem que se lhe diga... não é fácil digerir! Por muito modernos que os homens sejam ainda só oferecem ajuda, nunca se oferecem para fazer!!!

Ainda gostava de experimentar nesta encarnação ser eu a ajudar nas tarefas domésticas em vez de ser a ajudada!

Às 10h30 já ando às voltas na cama a pensar no que tenho que limpar... o chamado sofrer por antecipação... com o habital mau- humor matinal, lá consigo rebolar para fora dos lençóis e beber de enfiada o leite morno com 3 colheradas bem aviadas de chocolate.

Está na hora da higiene: limpar as remelas dos olhos inchados e etc e tal, e de avançar ferozmente para a esfregona e companhia limitada... 2 horas depois ainda o ajudante de serviço se saracoteia na frescura do quarto e já as arrumações vão bem encaminhadas ( já eu tresando a suor salgado que escorre pelas fontes: por favor não imaginem o meu aspecto, não é coisa bonita de se ver) ! Acorda rabugento por causa do barulho da loiça na máquina de lavar... com as raivoses efervescentes nos poros da minha pele, conto até 10 repetidas vezes numa tentativa de controlar a minha cólera... e sou bem sucedida!

Separar a roupa suja, limpar o pó, aspirar, passar a esfregona, deixar a roupa na máquina de lavar para quando acabar o almoço a estender ao sol (eu queria era estender- ME ao sol na areia fininha da praia, alternando o conforto da toalha com os refrescantes banhos de mar... mas lá tive que me contentar com a roupa no estendal) e por aí fora, num rol de tarefas que deixava a mais trabalhadora das formiguinhas aterrorizada e pronta para se dedicar à vida de cigarra!

Entre as 4 e as 5h já está tudo feito... tudo menos as compras semanais, mas isso vou deixar para o meu ajudante! A esta hora, arrancar para a praia já não faz muito sentido, porque eu sou daqueles que passam lá o dia inteiro... 2 horitas não chegam para tomar o gosto!

Este amor pela praia já vem de míuda... nem sequer é pelo bronze, porque a tonalidade da minhe pele, juntamente com a dos olhos e do cabelo sempre me valeram nos tempos de escola a alcunha de "Pocahontas"... eu gosto mesmo é de privar com as famílias que se juntam cedo na praia, com 4 chapéus de sol tamanho XXL e lençóis à volta para fazer sombrinha às crianças... as geleiras e a mesa de campismo, o frango assado e os croquetes, o cão e as bóias da pequenada! Encanta- me a alegria familiar, a rádio renascença na telefonia e as conversas que mantêm num volume 3 vezes acima do necessário!

O cão ladra e passa a correr por mim, enchendo- me de areia quando acabei de sacudir a toalha vinda de mais uma banhoca... mas não faz mal... é giro!! Os putos começam no berreiro porque têm calor e os papás, prontamente, lhes despejam nas costas um balde de água... gritam ainda mais alto... mas não faz mal... é giro!! O avô observa entusiasmado as garinas em topless e a avó finge que não vê porque... não faz mal... é giro!!

Com tanta coisa gira na praia porquê ficar nas limpezas? Amanhã será dia de viagem, esperam- me muitos e longos km's em direcção ao Baixo Alentejo, então penso com os meus botões "deixa- me cá aproveitar bem este dia porque amanhã terei que muito cedo erguer, para pela fresca a viagem fazer... hhuuumm, vou limpar a casa... isso é que vai ser curtir"!!!

É obvio que não foi nada disto que pensei com os meus botões... o que pensei foi "vou começar cedinho as limpezas, almoço na casa da sogra e quando forem 2h estou de toalha ao ombro, chinelo de enfiar o dedo (que já me acompanha há mais de 10 anos, o modelo já nem se fabrica, é daquele estilo banheira que tanto estimo pelo conforto e alegria que dá ao caminhar), protector na mochila (tal como tinha combinado com São Pedro) e ala que se faz tarde!"

A realidade foi bem diferente, como podem constatar neste diário... esfalfei- me irascível a trabalhar em casa... o apogeu do dia foi o perna de pau mega (não faço a brincadeira por menos, se é para comer gelado que seja um gelado que se veja) que fui comprar ao check- point CRVL ao fim da tarde! Chiça pá...não é justo!

Eu só queria passar umas horas imitando os lagartos ao sol... deslizando preguiçosamente da toalha para a água, jogando uma raquetada, fumando um cigarrito nos intervalos e rindo a bandeiras despregadas! Parece impossível!!! Vá lá que esta noite o programa CRVL promete muita animação... uma cartada de UNO... quem perde bebe! Lá vou ter que me esmerar na arte da batota... é que, para além de não ir à praia sempre que me apetece (o que seria todos os dias) eu tenho mesmo azar ao jogo!

Perante isto, só posso concluir (ao dizer isto a minha expressão facial acentua os lábios descaídos, como podem ver :-( e o meu olhar fica vazio mirando o pinheiro do outro lado da janela) "Sou uma desgraçadinha!"

Sem comentários: