quinta-feira, junho 23, 2005

Dicas

Dicas para tornar menos desagradável a convivência com chefes, directores, patrões e outros da espécie...

Começa a faltar a paciência para lidar com estes espécimes que se julgam senhores da razão... seres supremos convencidos de que podem atormentar- nos só porque lhes apetece.

Não desesperem... experimentem trautear algumas canções enquanto vos passa o trabalho ou simplesmente se limita a cansar a vossa beleza, com conversas que não interessam a ninguém... para esse efeito recomendo Fire Water Burn dos Bloodhound Gang... mais concretamente a parte do refrão "(...) burn motherfucker, burn..." outra que funciona muito bem é de Mocky e dá pelo nome de "Mickey mouse muthafucker"( se não têm na vossa discografia façam a fineza de dizer, prontamente gravarei um exemplar)!

Se não resultar e a voz irritante do senhor(a) continuar a invadir o vosso pensamento, experimentem fazer um reset ao sistema ou deixá- lo no modo de suspensão... para tal aconselho a velha táctica dos 3 "sim's", 1 "não", "pois" (repetidas vezes) e um "exacto" ou um "talvez" que também ficam muito bem no conjunto!

Nunca, mas mesmo nunca em caso algum haja o que houver, assimilem ou leiam nos seus lábios o que está a tentar transmitir... caso isso aconteça, estão a meio caminho da lavagem cerebral total, que apagará da vossa memória acontecimentos importantes como: aproveitar os fins de semana, sair a horas do trabalho (chega de horas extraordinárias nunca pagas ou reconhecidas), fazer efectivamente 1h de almoço e não 15 minutos a meia hora, conversar e rir com os colegas... enfim, viver para além do trabalho.

Quando vos pedir, delicadamente ou não, para trabalhar mais umas horas, ou um sábado a custo zero, lembrem- se da vossa conta bancária com um sinal (-) à esquerda e dos juros que essa instituição de crédito vai cobrar assim que lá cair o avarento ordenado... se mesmo assim estiverem tentados a ceder ao pedido, lembrem- se das vossas férias sem subsídio e do Natal e ano novo sem 13º mês, enquanto ele curtiu desalmadamente e sem dó nem piedade, teve o descaramento de partilhar convosco os acontecimentos desses dias soberbos (num daqueles secadores industriais, em que se senta a tagarelar ignorando se estamos ocupados a trabalhar para ele ou se temos tempo para o ouvir... o mais comum é termos que ficar até mais tarde para compensar o tempo perdido a ouvir as histórias das férias).

Não tentem argumentar... não há retórica possível para refutar a intolerância de quem acredita que está sempre certo, os outros é que estão mal (mesmo que os seus resultados sejam aparentemente melhores); logo, neste silogismo a resposta é evidente: evitem gastar o vosso latim e a vossa saliva em conversas que não levam a nada, a não ser ao vosso desgaste...

Ficam furiosos com a "conversa da treta" e dispostos a descarregar no 1º que aparecer! Também tenho uma solução para isso: juntem durante a semana as garrafas para o ecoponto e despejem- nas no vidrão nesses dias irados... o som do vidro a estilhaçar tem um efeito deveras relaxante... Se a indignação e desejo de vingança forem, de tal forma admiráveis que não aguentam até ao vidrão... não insultem os outros condutores... lá porque estão desmotivados com o emprego e parados numa fila de 1h até casa, não vos dá o direito de proferir palavrões e dirigir gestos obscenos e de conteúdo fálico às outras pessoas... experimentem expressões como: "diacho", "c'o a breca", "que maçada", "que fastio", etc!

Percorram a lista telefónica do TM e apressem- se a combinar uma valente borga para um fim de semana bestial, não se esqueçam de imprimir o CV e de o enviar para outras empresas... provavelmente a caca é a mesma... mas pelo menos muda o cheiro!

PS.: Entre tantos conselhos, não se esqueçam de realmente trabalhar com brio profissional e empenho, ou perderão toda a legitimidade para falar e reclamar!

2 comentários:

RR disse...

Não sei se é mal geral, mas sinto uma sensação de deja vu ao ler este post! Parece que as entidades patronais são todas iguais... Ou então é a mesma!!! Enfim, este blog tem dias em que serve claramente de terapia. E como os temas são comuns a tanta gente, proponho a alteração do nome do blog para "Terapia de Grupo".

RR disse...

Mas não há nada que uma snifadela (de Toque & Fresh) não resolva!