domingo, julho 31, 2005

Visita à família

Este fim de semana decidi visitar a família... enfim, o velho trocadilho que todos fazem quando alguém vai ao jardim zoológico, antes que façam a pergunta ficam já com a resposta: siimmm, fui ao zoo visitar a família!!!

A minha última visita ao Zoo de Lisboa já tinha acontecido há muitos, muitos anos... já lhes perdi a conta... sei que na altura usava 2 totós e botas ortopédicas (maldito seja o pé chato que nos obriga a passar a infância com calçado fora de moda)!

Levava comigo uma vaga ideia do Zoo que tinha visitado em tempos, mas fiquei agradavelmente surpreendida com a transformação daquele espaço... só pelas jaulas dos felinos e pela aldeia dos macacos o tempo parece não ter passado.

Voltei a ser criança e a pular de contentamento por estar frente a frente com certos "amigos"... uma sensação de bem estar e alegria contida percorria todo o meu corpo, como se esse sentimento se fizesse transportar nos vasos sanguíneos e contagiasse cada pedacinho de mim à sua passagem!

Tal como nos tempos da escolinha achei por bem fazer a redacção contando como foi a visita ao zoo, o que gostei mais, o que não gostei... preparem- se para uma sessão de tortura caso optem por ler até ao fim!

'Tava a brincar... gostei de tudo menos de o teleférico ter parado devido ao vento (alguém o terá sentido abanar muito quando passava por cima dos leões...), ao fim de tanto tempo voltei finalmente ao zoo e logo tenho o azar de o teleférico estar parado... fazendo as contas aos anos passados entre visitas calculo que quando lá voltar já nem deve haver teleférico, mas antes uma nave ecológia, silenciosa e que circule dentro das jaulas!

A baía dos golfinhos será nesta fase uma das atracções principais do zoológico e tem motivos para isso... os golfinhos portaram- se à altura e o espectáculo dos leões marinhos está muito bem conseguido e chega a todos: miúdos e graúdos com direito a foto com o beijo do leão marinho (só não registamos em foto o momento seguinte, aquele em que nos transformamos em lindas leoas marinhas, casamos e vivemos felizes para sempre nas piscinas)!

Fora de zombarias, nunca imaginei que o leão marinho fosse tão agradável ao toque e tão simpático no contacto, com um certo odor a peixe, é verdade, mas vale bem a pena! De lamentar é o preço da foto, são 5 euritos... azar foi não os ter comigo e ter que deixar lá o registo desse momento digno de se conservar em memória! Há que reconhecer que podia ser um nadinha mais acessível mas todos estamos conscientes das dificuldades económicas que o zoo atravessa (a crise toca a todos)!

Houve, porém, momentos em que lamentei a sorte de alguns animais... pareciam verdadeiramente infelizes por estarem fechados num espaço tão reduzido (quase que nos falam com o olhar e expressão corporal, como se nos tentassem dizer um segredo)! Dou comigo a pensar no que seria melhor para eles, a liberdade (e os perigos que acarreta nomedamente no caso de espécies em perigo) ou o cativeiro do zoo... por muitas voltas que o Tico dê em torno do crânio não encontra uma resposta... qual tesouro escondido nas profundezas do oceano...

Não podia terminar esta composição sem deixar uma crítica, se não houvesse uma pequena apreciação desfavorável era de estranhar... se está escrito em locais bem vísiveis que não devemos importunar nem alimentar os animais porque é que há senhores que insistem em bater nos vidros e atirar pedaços de comida?

"Last but not the least" deixo a sugestão: visitem o zoo, são umas horas bem passadas na companhia da bicharada!

NB: Não se esqueçam de levar ténis e uma sandocha na marmita ;-)) e não esqueçam a célebre e eterna frase "Os animais são nossos amigos"! (os que estão no zoo e os outros... talvez as tarântulas não sejam muito sociáveis, ou os "cãocrodilos", já os pinguins (os que estão na foto) são um mimo!

Sem comentários: