segunda-feira, julho 04, 2005

Amanhã o trânsito vai estar...

Nem eu, com a minha imaginação fértil repleta de ideias estapafúrdias me lembrava de tal coisa... tinham que ser os americanos a desenvolver uma ideia tão excêntrica: há um serviço de televisão nos EUA que prevê o estado do trânsito!

É o sistema "Beat the traffic" que combina gráficos de 3 dimensões a tempo real sobre as ruas que vão estar mais congestionadas nos dias seguintes. O sistema consegue também adivinhar os efeitos dos acidentes de trânsito, previsões atmosféricas, obras e eventos desportivos.

O objectivo da empresa é transformar as previsões de trânsito em algo tão habitual como as do tempo. Acreditem que não é invenção minha, consultem a notícia... http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=47&id_news=181018

Já me estou a imaginar a ver na TV a previsão meteorológica seguida da previsão de trânsito: "Amanhã vamos ter céu pouco nublado ou limpo nas regiões do sul e subida da temperatura... o trânsito vai estar lento (a chamada "filinha pirilau"), entre as 16h e as 18h, na Rua 5 de Outubro entre o cruzamento da Feira Popular e o das antigas instalações da RTP"... ainda bem que os criadores do projecto estabeleceram à partida uma comparação entre as previsões meteorológicas e as do trânsito, desta forma já ficamos a saber que a margem de erro é significativa, e que corremos o risco de amanhã termos um dia com céu temporariamente muito nublado e sem trânsito na 5 de Outubro!

Estou expectante e em estado de grande ansiedade pela chegada do sistema a Portugal... agora que começa o período de férias e que se adivinham valentes dores de cabeça nas principais auto- estradas em direcção ao norte e ao sul do país.

Sinto- me tentada a enviar uma mensagem aos criadores do projecto pedindo que seja acrescentada uma opção... para além da previsão do trânsito é possível prever também onde vão estar os radares e as operações stop da Brigada de Trânsito?

Não sendo possível adicionar essa opção, sugiro a criação de um novo sistema: "Beat the multa".

Já consigo visualizar na minha cabeça o genérico do programa emitido em horário nobre das televisões, com actualização permanente na Internet... o apresentador em perfeita harmonia com a matéria em causa, por exemplo um daqueles do tunning, vestido a preceito tendo como pano de fundo um GTI artilhado até ao mais ínfimo pormenor ( ópticas e grelha da frente alteradas, jantes especiais, ventilação no interior pintada à cor da carroçaria, manete das mudanças cromada, volante racing, luzes néon por baixo, já para não falar no escape de rendimento, nitro e alterações no filtro de ar e motor... e outros tantos truques que não vou enumerar para este aparte não se tornar excessivamente longo, como é meu hábito).

Imagino como trilha de fundo algo do estilo Daddy Yankee "Gasolina Remix" e como alto patrocínio uma conhecida marca de autocolantes para colocar no tampão do depósito (daqueles a imitar carbono)!

A julgar pela quantidade de "picadinhos" que circulam por essas estradas fora, o programa seria líder de audiências, superando a Quinta das Celebridades, o teste de fidelidade e outros... não sei até que ponto, as escolhas do Marcelo não seriam também ultrapassadas pela direita e em grande velocidade pelo programa do "picanço".

Está na hora de começar a circular um mail pelos amigos, reunindo assinaturas para o programa chegar a Portugal, não este (Beat the multa) que é fruto do meu pensamento imaginário, mas o original "Beat the traffic"... estou exorbitante de curiosidade para saber se funciona!

Sem comentários: