quarta-feira, julho 13, 2005

Pub com *linha

Como assimilamos as mensagens da publicidade e as transportamos para o quotidiano, mesmo sem intenção de o fazer, senão vejamos...

Ponto prévio: é somente uma simulação absurda de uma conversa hiperbólica onde o único objectivo é enfatizar a presença da pub no nosso discurso... o certo é que já todos utilizámos as expressões que irão ver nos próximos parágrafos (ou outras das quais não me recordo no preciso momento em que redijo esta composição literária) ainda que, não todas juntas como poderão ler já a seguir neste rigoroso trabalho de reflexão e produção de conteúdo. (Reforço que a intenção é de facto exaltar excessivamente a publicidade, não estranhem a ausência de sentido nas frases que se seguem... ninguém no seu perfeito juízo teria uma conversa assim ;o)

Conversa entre o tipo e o fulano:

tipo: Ai, 'tou que nem posso (Frize)... Vou já avisar o Zé! (esta é velhinha, lembram- se? Era do Totta)

Marca o número e do outro lado atende

fulano (engano, mais à frente vão perceber porquê): Ok teleseguro fala a Marta... (OK, seguros)
tipo: Toucinho? É pra mim! How are you? (telemóveis) O teu vizinho é simpático? (Não tem nada a ver com... apeteceu- me, só para ficar bem na conversa com a próxima deixa)
fulano: Simpático... simpático é o Totta! (Totta) Vou é mudar de casa!
tipo: Já falaste com o teu banco? (BES)
fulano: É já a seguir... é que é já a seguir (crédito, acho eu), no sítio do costume! (Pingo Doce)
tipo: 'pera aí que estou sem twix aqui! (Twix)
fulano: E novidades?
tipo: Novidades só no Continente! (Continente)
fulano: Oh, falam falam, falam falam... (Original dos Gatos adaptado ao Montepio)
tipo: Mas eles são assim: onde você estiver, está lá! (telemóveis)

Trocando as frases da pub pela marca ou serviço ficamos com um resultado do género:

O tipo bebeu uma Frize antes de convidar o fulano para ir com ele ao banco, enganou- se a marcar o nº do tm e ligou para a OK... combinaram encontrar- se no Pingo Doce (sítio do costume) e arrancaram em direcção ao Totta, mas pelo caminho lembraram- se de pedir uma 2ª opinião ao BES/BIC... como era mais longe decidiram reforçar a dose anímica com um Twix comprado no Continente onde havia um balcão do Montepio. O tipo ligou para o Totta e para o BES a avisar que já não ía!

Moral da história: Estamos muito mais atentos à publicidade do que pensamos. Sempre que uma frase destas entra na moda o criador do anúncio dá pulos de contente! Um dia tenho que "bolar" uma ideia maravilha... pelo andar da carruagem (relendo a obra prima) não me parece que esse dia esteja para breve... hehe

Sem comentários: