terça-feira, setembro 06, 2005

Inspecção periódica

Nunga gostei dos tipos do Centro de Inspecção (tenho o estúpido hábito de ir sempre ao mesmo Centro, serão mais simpáticos nos outros?). Os inspectores fiscalizam primeiro o condutor (a) e só depois se lembram do carro; as inspectoras fazem o mesmo, antes de qualquer coisa tiram- nos as medidas completas; às vezes fico na dúvida sem saber se chumbam/ passam o bólide ou o condutor... olham para nós como se estivessem a fazer- nos um grande favor: "vá, chega lá o calhambeque à frente para eu ver se pode andar na estrada ou se tem defeito... só de olhar assino já o veredicto porque eu sou um mecânico de renome"!

Nem parece que estamos a pagar perto de 25 euros para olharem para o carro com aquele ar de entendidos, porque a verdadeira inspecção já nós pagámos ao mecânico antes de lá irmos... aceleram à parva (como eu nunca faço com o motor frio), batem com as portas como se fossem as de um cofre forte, massacram a suspensão (e ando eu a evitar as crateras na estrada e a abrandar nas lombas ou bandas sonoras) e conseguem sempre encontrar algo para me atazanar o juízo!

Gritam para trazermos o carro para a formatura; estando do lado de fora metem a mão no volante (como se não soubéssemos levar o carro a direito em cima de uma linha recta); sem modos dão- nos ordem para sair e acomodam- se lá dentro (ajeitam o banco que tanto trabalho dá para voltar a colocar na posição certa, normalmente nunca fica como estava... há muito para dissecar neste tema do banco, fica para a próxima!); param para conversar com o colega deixando- nos naquele estado de ansiedade súbita: "será que há algum problema... será que vou levar o selo vermelho... ?"; voltam todos risonhos e prosseguem naquela espécie de linha de montagem; mandam tirar o triângulo e o colete (por acaso não é cor de rosinha) e nem olham para eles; ligam o limpa pára- brisas no preciso momento em que estamos no alcance do esguicho e ficamos naquele estado miss t- shirt molhada! E por aí fora sempre com boas maneiras e simpatia!

Chegado o momento de emitir o maldito selo exibem- me a folha vermelha e com um mórbido sorriso rasgado dizem (como se fizessem questão de voltar a ver- me) "vai ter que voltar, tem o médio e o máximo do lado esquerdo fundidos e tem que focar os faróis"! Assombrada pensei "que sorte macaca, ainda ontem tinha as luzes todas!" mas aceitei (não tinha alternativa)... a focagem de faróis é que me custa a engolir sabendo que fiz o alinhamento no ano passado (precisamente antes da inspecção) e não levantaram qualquer problema! Devo ter umas ópticas muito tímidas... tão acanhadas que até se baixaram ao ver a inspectora!

Ai! Como eu detesto a inspecção periódica!

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá,

Sou o formiguinhadaterra.
Costumo aquecer um pouco o motor, em andamento para não arrebentarem com ele com as acelerações.
Aquilo depende do fumo, vi um renault 19 a ferver e não vinha o registo e outros sai logo.
formiga