terça-feira, maio 31, 2005

Não me irritem! 'Tou a avisar...

Os Portugueses são o povo mais irritado da Europa! Pelo menos é o que diz o estudo da revista Selecções do Reader's Digest a publicar no próximo mês de Julho! (Podem consultar notícia no Diário Digital)

E agora pergunto eu, na minha santa ignorância: era preciso fazer um teste para chegar a essa soberba conclusão?

Então não se vê logo pelo nosso semblante carregado que somos uns rezingões!?

É claro como água que andamos enfadados, pois com certeza que sim... há uma série de tempo que só ouvimos falar em tangas, défice das contas públicas, corrupção, homens feitos a abusar de criancinhas, apitos coloridos, aumento do preço dos combustíveis, aumento do preço dos transportes, aumento do custo de vida e etc e tal e continuamos a receber o mesmo!

Há que tempos que aluguei um camião TIR para transportar o salário para casa e ainda nem colei lá atrás o sinal a dizer veículo longo ( o que quer dizer que ainda não precisei do reboque)... qualquer envelope chega para trazer comigo a avultada quantia ao fim do mês! Já há uma floresta de ervas daninhas e outros bichos do mato a dormir lá por baixo e dinheirito, nada!

Perante isto, qualquer comum mortal fica enervado... ah pois fica! Quer dizer... já temos que levar com aqueles problemas todos (os que estão no parágrafo antes do camião TIR... só para se situarem), é verdade que não são muito importantes, mas todos juntos... lá diz o ditado que "grão a grão enche a galinha o papo" e, ainda por cima, aparecem uns tipos com um teste de 20 perguntas sobre irritabilidade!!!

Extremamente Irritante; irritante; um pouco irritante ou nada irritante... mas que escala de resposta é esta? Eu diria que a própria escala é deveras irritante!

O défice do orçamento e as sanções da UE, o não da França ao Tratado da Constituição e outros casos de igual mérito ainda se tolera, agora encontrar fulanos a cuspir para o chão e outros que passam à frente nas filas... isso é que não! Calma aí, que isso rebenta com a paciência de qualquer um! Não contentes ainda vamos na rua a pisar a caca alheia... (este último, do cóco, até que não é mau, dizem que dá dinheiro!)...

Vendo bem as coisas até somos um povo muito plácido... se qualquer outro dos 17 povos inquiridos na sondagem tivesse que arcar com tudo o que nós carregamos às costas (qual Obélix, mas sem poção mágica na infância), e ainda por cima um individuo tivesse a ousadia de lhe apresentar um teste com aquelas perguntas e aquela escala de resposta... no mínimo, o desgraçado era corrido com Xutos e Pontapés, dançando lambada porque no "Dia de S. Receber" o inquirido percebia que levava uma "Vida Malvada". Ainda aparecia um "Chico Fininho" com um "Jeremias o fora- de lei" vindo de um bairro clandestino para assaltar o filha da mãe (foi só pra rimar)!

E agora venham para cá dizer que somos os mais rabugentos! Qual rabugentos, qual quê homem!? Nós vivemos é muito intensamente os problemas do nosso país... vivemos preocupados com o pagamento de impostos a tempo e horas e descontar para a segurança social e ajudar o próximo... é natural que nos salte a tampa quando alguém passa à frente na fila para o pão, ou quando cospem para o chão e nos salpicam o sapato novo!

Irritados, irritados... (afirmo com rosto ameaçador e acenando com a mão direita, como que a abanar por causa do calor) Oh, oh, vês- a? Eu dou- vos os irritados! Ai dou, dou...

1 comentário:

RR disse...

A mim, o que me irrita é que nem um mini me serve para levar o belo do salário para casa... quanto mais um camião TIR! Isso é gozer com os pequeninos...
E aquele parágrafo, perto do final, com o trocadilho com as músicas também é um bocadinho irritante!!!