quinta-feira, maio 19, 2005

A * anda ao nosso lado

Diz a portaria Nº 311- D/ 2005 de 24 de Março e passo a citar "considerando a necessidade de aumentar a segurança dos condutores que, em face de avaria no veículo necessitam de proceder a operações de reparação na faixa de rodagem; considerando que o aumento da visibilidade desses condutores, perante outros em circulação, é uma forma de aumentar essa segurança, o código da estrada consagra a obrigatoriedade de utilização de colete retrorreflector sempre que seja exigida a utilização do triângulo de pré- sinalização de perigo" and so on and so on... podem consultar em www.dgv.pt.

E agora pergunto eu (que sou uma curiosa) onde é que está escrito que somos obrigados a colocar o malfadado colete no banco do pendura, também conhecido por "lugar do morto"!? Não está escrito em lado nenhum, certo?

Então quem terá sido o génio que avançou com essa moda que, perdoem- me a franqueza, não lembra a ninguém!?

Depois de "Rex - o cão polícia" (vulgo xibo, mono, bófia) e do "Inspector Max" (vulgo série copiona onde o cão, que até é lindo, aparece por breves segundos em poses incitadas pelo tratador, que acena com o osso atrás da câmara)... eis que surge uma nova série que é real, mas podia ser ficção (tem todos os ingredientes para atingir o estrelato) "Colete- o melhor amigo do condutor", no qual o protagonista circula sempre com o colete ao seu lado, buzina quando os outros o ultrapassam, buzina quando os outros não param no controlo de velocidade, faz sinais de luzes quando o semáforo está prestes a ficar verde e para quando está prestes a ficar laranja (ou amarelo, no caso daqueles semáforos mais desbotados que foram à máquina a mais de 60 graus)!

E em caso de necessidade, será que este condutor maravilha se vai dar ao trabalho de tirar o colete do banco do pendura para o vestir ao trocar o pneu? Não me parece, afinal ele é o seu melhor amigo e é no banco que ele fica bem... porque todos desejamos o melhor para os nossos amigos, não os vamos incomodar com pormenores. Trocar 1 pneu "são 5, 7 minutos... é o lusco- fusco" ( como diz o outro), ou podemos ligar à Marta (a do OK tele- seguro) p'ra enviar um técnico...

Enfim... estes condutores são uns sortudos... andam com a *linha ao lado; mas eu ando muito mais à frente... vou deixar o triângulo na chapeleira, comprar uma torre de iluminação na Himoinsa e o respectivo gerador de emergência e, pelo sim pelo não, um megafone que também pode dar jeito.... porque, para além de ver e ser vista, também gosto de ouvir e ser ouvida!!

Sem comentários: