segunda-feira, outubro 31, 2005

Secador industrial

O que dizer depois de um domingo onde ouvi falar de sapatos 8 minutos por hora durante 5 horas?

Não há criatividade que aguente!

sexta-feira, outubro 28, 2005

X files

Estaciono o bólide na faculdade, levo comigo uma capa onde transporto documentos ultra importantes, entre eles a minha última fotografia tipo passe! Ao sair vejo a foto a voar (como se tivesse vontade própria) para fora da capa, para parte incerta. Passados 5 minutos de olhos pregados ao chão à procura dela e depois de várias rondas ao carro, nem sinal da maldita foto (a minha última, recordo). Entrei no edifício consternada e a dada altura, enquanto esperava, decidi voltar ao local onde a vi pela última vez e proceder a mais uns minutinhos de busca... novamente, nem sinal da dita!

Depois de o assunto estar tratado, preparo- me para regressar, já mentalizada com uma ida ao fotógrafo, deparo- me com a foto estrategicamente colocada no pára-brisas do carro, presa nas escovas! Não estava ninguém por perto quando se deu o insólito acontecimento, estavam centenas de carros estacionados naquele parque que não frequento com assiduidade e o meu penteado na foto (tirada no ano passado) era bem diferente do actual... no mínimo um caso para Mulder & Scully!

Não obstante, à noite no regresso a casa, o auto- rádio demonstrou quem é que manda no volume dentro da viatura e que tem predilecção pela Bancada Central do Fernando Correia na TSF... circulava numa estrada pouco recomendável ouvindo o fórum e soltando umas boas gargalhadas, quando se lembrou de sua livre iniciativa de aumentar por duas vezes o volume! Pasmada mirando o gráfico no visor a mexer sozinho, digo para os meus botões: "Andas a precisar de descansar... ai andas, andas!"

Descansar... isso queria eu! Há uma semana que as insónias tomaram contas das minhas noites... logo eu, que sempre fui um "cu de sono" capaz de vegetar na cama 12h seguidinhas! Serão sintomas da gripe das aves? Terei contraído o vírus através do WC Pato?

quarta-feira, outubro 26, 2005

Diagnóstico telefónico

Dentro do carro parado à porta de casa, pronta para sair: rodar a chave no canhão (estranha ausência do ruído de motor) porque é que não pega? Tocar à campainha em busca de auxílio! Várias tentativas e ei- lo a rugir com voz grossa como se não tivesse sido nada com ele!

Dia seguinte: 2ª feira, dentro do carro parado à porta de casa, pronta para sair: rodar a chave no canhão (preocupante ausência do ruído do motor) porque é que não pega? Diversas tentativas e nem sinal de vida. Telefonar em busca de auxílio! Do outro lado uma voz grave e irritada "f****! Como é que se explica a uma gaija a bla bla bla (confesso ter feito um switch off a meio do discurso)!" Eis senão quando já parecia inverosímil qualquer réstia de esperança, o abominável carro das neves (por ser branco!) acorda do sono profundo do fim- de- semana e, como que recuperando de uma ressaca , pede um guronsan... que é como dizer uma paragem no posto de abastecimento, apesar de o seu problema não ser falta de alimento, lá foi exigindo um suplemento!

Meio da tarde: manter o motor quente para pegar à noite (5 minutos à Benfica)!

21h (hora de saída): Maravilha! Minha riqueza- exclamo satisfeita- à primeira e sem queixumes!

Ao que tudo indica deveria levantar- me por volta das 4h para pôr o motor a trabalhar... porém acho que prefiro estar 10 minutos a dar à chave de manhã a ter que sair da cama a essas horas! Não é por preguiça (longe de mim!) ou por ser uma hora imprória para se andar sozinho na rua com os gandulos que por aí circulam...

Além disso, se o problema perdurar, há sempre uma voz amiga do outro lado do telefone que imita na perfeição o rugido do motor e a aceleração e o ritmo certos para o manter acordado! Obrigada e não te preocupes... o compasso ecoa na minha cabeça e acredito já saber de cor e salteado a melodia... terei presente que não devo arrancar sem o motor estabilizar um pouco acima das 1000 rotações e que não é aconselhável "ir a fundo" enquanto o motor não estiver quente!

Como diria o Lammy: "posso ter cara de miúdo, mas já sou muito rodado e de carros percebo eu!" (e como!!! fiz um curso por correspondência! hehe, brincadeirinha!)

terça-feira, outubro 25, 2005

Inconfidências

Sou cada vez mais apologista de carros com vidros escuros, nem que para tal tenhamos que recorrer à pindérica película aderente!

Não há privacidade dentro do bólide... estamos no pára- arranca e temos a sorte de ao nosso lado seguir uma carrinha atulhada de senhores que lançam olhares indiscretos e constrangedores para o interior do nosso carro... paramos no semáforo e aproveitamos o tempo morto para dar um jeitinho na farta cabeleira ou retocar o risco nos olhos (não que use maquilhagem, mas estamos a generalizar) e sentimos aquele desconforto por estarmos a ser observados pelo senhor da Cais. Há um condutor que acena sorridente, há um que esboça um sorriso maroto, um que aponta para o nº de telefone marcado na viatura, um que canta e dança, um que lê o jornal, um que bebe um iogurte...

Como se não bastasse também nós acabamos por fitar o que se passa nos outros carros na impaciência do trânsito lento... entre as notícias na rádio, uma musiqueta e um cigarro lá vamos espreitando os vizinhos, que esquecidos de que a redoma que os rodeia é transparente, decidem coçar o nariz por dentro... são aquelas comichões incómodas e que não podem esperar até chegarmos à privacidade do lar e têm que ser tratadas no preciso momento em que dão sinal de vida... o espectáculo não é agradável e intriga- me... como é que há indivíduos capazes de fazer desaparecer o dedo dentro do nariz daquela maneira abrupta? Nem o Luís de Matos deve conseguir tamanha proeza!

Inconfidências de quem passa umas horitas no trânsito lisboeta!

segunda-feira, outubro 24, 2005

Imagem de marca

Domingo, 8h da matina, despertador, suspiro enfadado, estado "onduline", sair da cama sem abrir a pestana, higiene, pequeno- almoço...9h15, entrar no bote rumo às mudanças, check- point, estamos todos... prontos para ajudar!

Carregar os carros e a carrinha até cima, próxima paragem: casa velha renovada, pit stop: portagens da ponte. Subir, descer, parar, ruas estreitas, turistas, miradoiro, castelo, Alfama e o destino: Rua das Escolas Gerais, vulgo Pátio das Cantigas. Um T1 simpático, de áreas reduzidas e vista para o Tejo e para a casa dos vizinhos!

A pergunta que se impõe: "Tens certeza que queres mudar- te para aqui?! Queres mesmo descarregar os carros?"

Escadaria com uma inclinação gritante, estreita, mirones à janela tirando as medidas aos novos inquilinos, cheiro a feijoada e a imagem de marca: um senhor na casa dos 50 e tal cortando as unhas à janela do 1º andar enquanto assistia descarada e impavidamente ao nosso esforço.

Alegações finais: quando a for visitar terei que optar pelos transportes públicos... é inconcebível sair de uma jantarada bem bebida, tendo que procurar o carro nas ruas e becos escondidos, tendo que cumprimentar dezenas de vizinhos curiosos e conduzir por caminhos mais adequados a um tractor que a um ligeiro. Diz- me a voz da experiência que dentro de uns 2 anos estaremos a fazer nova mudança! Enfim... nessa altura, cá estaremos para fazer força outra vez!

Ainda bem que não gostamos todos do mesmo... não caberíamos todos no 147 da Rua António Sérgio...

domingo, outubro 23, 2005

Manual da felicidade

Já não há motivos para ser infeliz... agora existe plano que ensina a ser feliz em 12 lições!

Seis especialistas deslocaram- se para um subúrbio de Londres para ensinar as pessoas a dar mais valor à vida. As conclusões do estudo podem ler- se no Manifesto da Felicidade que enumera 12 factores decisivos para o bem- estar humano, a saber:

1. Fazer no mínimo meia hora de exercício, 3 vezes por semana;
2. Ao fim do dia reflectir sobre 5 coisas positivas;
3. Falar pelo menos 1h por semana com o parceiro;
4. Plantar qualquer coisa e mantê- la viva;
5. Reduzir para metade o tempo gasto a ver TV;
6. Sorrir e dizer "Olá" pelo menos uma vez ao dia;
7. Restabelecer contacto com um amigo com quem não se fala há muito tempo;
8. Dar pelo menos uma boa gargalhada por dia;
9. Guardar um tempo para nós e aproveitá- lo bem;
10. Fazer sexo (eleva a auto- estima);
11. Escolher uma profissão que nos faça sentir bem;
12. Fazer uma boa acção por dia!

O manifesto acrescenta ainda que "as pessoas felizes não são nem melhores nem piores que as outras, nem mais bem- sucedidas, nem mais bonitas... sabem, isso sim, apreciar o que têm de bom!"

Não querendo ser desmancha- prazeres, mas já estragando a diversão alheia pergunto: e se não tivermos tempo para fazer exercício, ou euritos para ir ao ginásio, podemos correr do quarto para a sala e vice- versa? E se não formos capazes de recordar diariamente 5 factores positivos, podemos ver o Gato Fedorento? E se não tivermos parceiro para falar durante 1h, podemos falar com o motorista da Carris? E se a planta criar bicho (tipo mosquito) que se reproduz a um ritmo alucinante e que não sucumbe ao Raid casa e plantas, podemos comprar uma artificial e regá- la na mesma? E se gostarmos da profissão mas o ordenado mensal não chegar para assegurar desafogadamente o pagamento das despesas, podemos ter um part- time na Telepizza? E... e... e o quê???

Vendo bem as coisas (e seguindo os 12 mandamentos do manual) não me parece assim tão complicado ser feliz! Se o caro amigo não consegue pôr em prática nenhum dos 12 passos do manifesto, resta uma hipótese: atira- te ao mar!

Termino com uma frase filosófica, daquelas de trazer por casa: o estado de felicidade é como o estado do tempo... ora chove ora faz sol, ambos fazem falta para manter o equilíbrio!

sábado, outubro 22, 2005

Meet Max- beleza natural



Era injusto não apresentar o Max, já aqui falei dele várias vezes e é chegado o momento de partilhar a sua beleza natural! Mais acrescento que a personalidade corresponde ao bom aspecto... só mordeu uma vez o vizinho mas ele estava a pedi- las, se eu fosse cão também lhe tinha dado uma trinca!

sexta-feira, outubro 21, 2005

Vi a Luz!



A luz de reserva... uma presença cada vez mais constante...!

N.B.: Não limpes o pó, que não é preciso!

É de manhã à noite



Sempre a bombar.... sempre a queimar!

(Depósito atestado, meio depósito... e o final fatídico: a luz!)

quarta-feira, outubro 19, 2005

O paraíso do salto agulha

Finalmente alguém dos altos cargos percebeu as reais necessidades das mulheres... O executivo de Tony Blair vai avançar com um projecto para a cidade de Londres assinado pelo Serviço de Design de Mulheres, que visa tornar as ruas amigas das mulheres. Como, perguntam vocês...

Pavimentos lisos para evitar quedas (só nós é que sabemos como é extenuante andar de salto agulha na calçada); mais bancos nos espaços públicos (dá sempre jeito para pousar a mala quando toca o tm e temos que a revirar à procura dele); secadores de cabelo nos wc's públicos (fundamental para manter o bom aspecto da cabeleira, nem 1 fio de cabelo fora do sítio); carregadores de tm's nas cabines telefónicas (porque o de isqueiro não cabe no porta- luvas com a desarrumação que lá vai); paragens de autocarro transparentes que impeçam as pessoas de se esconder... e por aí fora!

Surpreendente é a nova vereadora do CDS/PP na Câmara Municipal de Lisboa aplaudir o projecto de Blair e acrescentar que também já tinha esboçado uma ideia semelhante... foi ela quem mandou pôr secadores nas casas de banho da Maternidade Alfredo da Costa. Diz Maria José Nogueira Pinto que "o grau de exigência relativamente ao aspecto físico das mulheres é muito superior ao dos homens"!

Pelo andar da carruagem, um destes dias ainda começamos a poder utilizar os sanitários públicos em Lisboa... por enquanto é preciso encontrar um que esteja em funcionamento, onde se consiga respirar durante mais do que 30 segundos, onde exista papel higiénico e sabonete, onde as fechaduras das portas funcionem, onde não tenhamos que usar galochas para lá entrar... enfim, se removessem estas pequenas máculas já me dava por satisfeita... até dispenso os secadores!

O pavimento liso é que não está nada mal visto... mesmo assim, talvez fique mais em conta preterir os saltos agulha em prol dos ténis!

Datas

Apre! A minha memória já não é o que era! Quantos aniversários me passam ao lado... quantas vezes os amigos do peito me ligam a convidar para o jantar / festa de aniversário cuja data simplesmente passou incólume pelo meu calendário?!

Recentemente, à conversa com a psicóloga questionávamos a pertinência da ocupação de massa cerebral decorando datas, números de telefone, moradas, matrículas e afins! Concluímos que era, de facto, um desperdício ocupar a mente com esses dados numa altura em que os tm's estão devidamente aprovisionadas com o menu "lembranças", em que os pc's nos alertam no monitor para os afazeres importantes, em que existem agendas electrónicas, and so on, and so on... mas o que fazer quando nem sequer nos lembramos de inserir esses dados nestes preciosos auxiliares de memória, vulgo cábulas?

As minhas sentidas desculpas pelo facto de a memória não ser uma das minhas melhores faculdades, não é desconsideração pelos visados... é mesmo este conjunto de funções psíquicas pelas quais temos consciência do passado como tal (que inclui a fixação, a conservação, a lembrança e o reconhecimento dos acontecimentos) que não labora a 100% na minha massa cinzenta!

segunda-feira, outubro 17, 2005

Wanted- Paciência

Procura- se Paciência! Está desaparecida há semanas. A última vez que foi vista por Star * Dust dirigia- se para sul, dizendo que ia comprar tabaco, com uma mala de cartão (inspirada na Linda de Suza) e farnel debaixo do braço. Vestia calças e camisola de padrão camuflado (desconfio que pretendia passar despercebida pela multidão sofregamente absorvida pelo stress citadino), calçava uns Nike Free Feet (o que me leva a crer que se preparava para uma longa caminhada) e usava um chapéu parecido ao do Ranger do Texas (a moda não era o seu forte)!

Desconheço o motivo que a terá levado à fuga... será receio da gripe das aves, da febre aftosa, da doença das vacas loucas ou do milho trangénico? Ou será por eu estar rodeada de atoleimados... estaria exausta de tanto se esmerar para evitar actos tresloucados da minha parte? Será que a minha paciência perdeu a paciência? Terei dito alguma coisa que a ofendeu e a deixou impaciente? Será que pretendia um aumento salarial e uns dias de folga? Não percebo! Sempre nos entendemos bem e nunca lhe fui mal agradecida, mas talvez lhe tenha exigido demais nos últimos tempos!

Terá sido raptada por alguém à beira do desespero?

Depois de muito cogitar, imagino que as autoridades vão levar algum tempo a encontrar a minha paciência desaparecida (outros valores mais altos se levantam), como tal, estou à procura de uma boa dose dela, se alguém tiver para dispensar agradeço a cedência temporária de tão precioso bem, pelo menos até conseguir restabelecer os meus níveis ou saber do paradeiro da minha!

Se porventura tiverem uma quantia razoável armazenada, estou na disposição de adquirir um quinhão valente... com o Orçamento de Estado que aí vem, onde se adivinha um aumento de 13% no tabaco (o tabaco, sempre o tabaco! Porque é que não aumentam o preço do leite ou do papo-seco?) desconfio que vou precisar desmesuradamente de algo que me ajude a suportar, moderadamente e sem queixas, os desafios do quotidiano- sim, porque isto não vai lá com Actimel!

Paciência... volta que 'tás perdoada!

domingo, outubro 16, 2005

TV (WC)

Depois de "quem quer ser milionário" e de "1 contra todos" deparamo- nos com "o cofre"... entre o compro, o vendo e o passo lá vão os concorrentes avançando em direcção ao cofre milionário bem acompanhados pelo extremamente falador Jorge Gabriel (é impressão minha, ou ele antes não falava tanto?! está a ficar "uma beca chato!"- exclamo a mascar pastilha com um ar muito dread, estilo "morangos com açúcar"!), e quando se aproximam do derradeiro final vem a pergunta fatal: que número calça a recepcionista que estava à entrada do edifício, junto do pilar esquerdo, usando uma gravata verde, às 3h da tarde? Esta pergunta nunca foi colocada mas fica a sugestão para quando acabarem as questões de resposta quase impossível!

Entre os concursos do tipo pergunta- resposta (onde ainda se aprende alguma coisa) e os reality shows, ainda estamos longe (mas para lá caminhamos a passos largos) da ousadia/ loucura dos holandeses que num talk- show juntam sexo e droga (se tivesse rock'n roll estava completo o mito!) Um porta-voz do ministério da Justiça holandês diz que provavelmente o programa é ilegal! (I wonder why...?) ler mais

Acredito que em Portugal não se colocaria qualquer problema relacionado com a legalidade do programa... já temos o "Fiel ou Infiel", basta acrescentar droga no caldeirão... ninguém dará por nada no meio de tanto palavrão!

N.B.: O título "roubei" a uma canção dos Taxi!

sexta-feira, outubro 14, 2005

Estar "Onduline"

Há muito que utilizava a expressão "estar com a telha" para designar o meu estado de espírito naqueles dias em que o mundo se lembra de me contrariar (exemplo: no hipermercado um corredor cheio de embalagens de Nestum e não haver 1 único exemplar do clássico MEL), naqueles dias em que a existência me irrita, naqueles dias em que "ser" me deixa à beira de um ataque neurótico (e aviso, desde já, que o sentimento não está relacionado com o síndrome pré- menstrual ou o diabo que o valha e que o carregue)!

Já sentia que "estar com a telha" não era suficiente para caracterizar este avançado estádio de irritabilidade e entrei no trabalho avisando "trago um telhado completo"! Porém, mesmo assim, senti que faltava algo nesta descrição queirosiana... faltava o Onduline (uma cobertura absolutamente impermeável, mesmo que por motivos externos, as telhas se movam ou partam. Serve de protecção contra a água que é forçada, pela força do vento, a passar por entre as telhas)!

O que, em gíria star*dustiana, significa que não há nada que faça passar o mau humor; é como se existisse uma redoma à nossa volta que nos isola dos outros a nosso pedido... não deixa passar piadas e graçolas, nem palavras de conforto e tudo o que nos é dirigido faz ricochete endereçado ao remetente, tipo boomerang!

Quando se está Onduline o melhor a fazer é não contactar com ninguém que fale a mesma língua que nós ou que interprete gestos (sob pena de ferir a sensibilidade alheia); partir garrafas no "ecoponto" e a mais recente receita que me deram: gritar "Ai, o c*****o!" 8 vezes seguidas sem respirar!

Atenção: jamais ler aqueles mails com apresentações pps que falam de como a vida é bela e de como só depende de nós estar bem! Num dia Onduline não podemos sujeitar- nos a esse tormento ou corremos o risco de o estado Onduline se prolongar por mais 1 ou 2 dias (dependendo do conteúdo do pps pode chegar a uma semana).

Acusada e condenada

Descobri o bode expiatório, o motivo que nos leva a ter uma condução ofensiva! (Bem sabia que tinha que haver uma razão muito forte para ter este mau feitio ao volante!) A culpa é da publicidade... reparem no spot do novo Clio, aquele do puto a crescer à medida que vai passando várias etapas da vida, até chegar ao nível da transformação em que passa por um processo de mutação de pessoa para carro!

Agora perguntam vocês: qual é problema, onde é que está o estímulo à condução ofensiva? Eu respondo: o problema é que assim que se transforma em bólide faz logo uma ultrapassagem pela direita! Isso é que é o problema, amigos blogueiros... quando devia seguir tranquilamente a 50 km's/h (visto que está dentro de uma localidade), pacientemente dando passagem aos peões e dando o exemplo de uma condução plácida e defensiva.

Se depois deste spot passar um da Prevenção Rodoviária apelando ao civismo nas estradas... o que é que nos fica na memória? O dinâmico do Clio ou o cinzentão da PRP?

Eu sempre soube! A sinistralidade e a falta de educação ao volante só podia ter um motivo tão válido quanto este... a PUB, "essa ganda maluca"!

N.B.: Fora de brincadeiras: todos sabemos que não é por isso que conduzimos da maneira que conduzimos, mas estou convicta de que estes pequenos estímulos, que assimilamos de forma inconsciente, acabam por alicerçar esta nossa tendência para condutas menos próprias na estrada. É isso, e pensarmos que o perigo não somos nós... são os outros aselhas!

quinta-feira, outubro 13, 2005

A estrela

Tanto procurei a bendita estrela que ela lá apareceu... pelo menos é o que diz a Maya na sua previsão mensal... um mês dominado pela carta XVII ESTRELA! (Estarão agora a pensar: " Star * Dust deverá estar em estado de cavada e prolongada angústia"... o que responder, deu- me para aqui, podia ser pior, podia andar metida na droga!;-)

Ainda não dei por nada, mas a senhora diz que o mês será pautado pelo êxito e que tudo se resolverá, nem que seja no último minuto! Acumulação de tarefas no trabalho (até aí, nada de novo) um mês radioso e intenso repleto de novas oportunidades, objectivos ousados e novas metas!

Pena já irmos a dia 13 e ainda não ter acontecido rigorosamente nada... senhora dona Maya, será que pode ser mais específica? Qual será o dia que marcará a viragem? Em que sentido será? Devo ir pela A1 para norte ou enveredar para sul pela A2? Se a estrela está comigo, posso esperar no sofá pelas ditas oportunidades? Aguardo a sua prezada resposta!

quarta-feira, outubro 12, 2005

Curiosidade mórbida

Depois da suposta passagem de Vince por território português, que não passou afinal de fruta da época- chuva e vento (sejam muito bem vindos, sobretudo a chuva, a este humilde espaço que há muito ansiava por umas gotas), a estrada denuncia a sujidade acumulada, o alcatrão parece manteiga e os acidentes rodoviários dão- se... parecem moscas a cair depois de aplicado o Dum Dum!

Reconheço alguma satisfação com a chegada da chuva, até porque há precisamente 1 ano tinha investido uns trocos em bons pneus de chuva para o bólide e já começava a desesperar pela falta de oportunidade para testar a sua aderência! Pelos vistos terei sido dos poucos a fazer esse investimento, ou isso ou alheamento dos demais utilizadores da via pública!

Parece mentira a quantidade de chapa amassada em tão poucos dias... é verdade que "no melhor pano cai a nódoa" e que "não se deve cuspir para o ar" mas há acidentes que não passam de incidentes ou pura distracção- e isso não merece crítica ou reparo porque traz o nome consigo- e condutores que não perdem uma oportunidade para ver de perto os estragos (esses sim, os verdadeiros chatos), registar o momento na galeria de imagens do TM, quase parar ao passar pelo local do estoiro e deixar atrás de si uma longa fila de carros, dentro dos quais circulam pessoas sem um pingo de curiosidade face ao sucedido, que olham insistentemente para o relógio e desesperam fazendo contas ao atraso no trabalho e às consequências do contratempo!

Inventores, criativos, cientistas desse mundo fora: para quando o "teletransporte"?

segunda-feira, outubro 10, 2005

Ninguem pára o (...) oh eh oh

"Ninguém pára o Carmona, ninguém para o Carmona, ninguém pára o Carmona... oh eh oh"!!! Em jeito de cântico futebolístico, podia ouvir- se ontem no Espaço Jovem na 24 de Julho entre croquetes e jolas frescas!

E depois venham para a Comunicação Social dizer que política e futebol estão separados e que uma coisa não tem nada a ver com a outra...

"Rely on the Virgin..."

sábado, outubro 08, 2005

B(v)ota (o voto na urna)

Aguardo ansiosamente por Domingo... dia de eleições em que estarei junto da sede de campanha do "Carrilhão" (não por lazer ou empatia, entenda- se!)

Assola- me a expectactiva... em quem irão os liboetas depositar a sua confiança para o próximo mandato? Estarão cientes do vazio de ideias a que estão votados os candidatos? Assisti incrédula ao debate na RTP 1... interrogo- me como é possível 5 alminhas usufruirem de tanto tempo na TV enrolando a língua, escorregando e afundando- se em areias movediças, repetindo as mesmas palavras inúmeras vezes, remetendo para o programa eleitoral as respostas às questões colocadas... num ciclo vicioso mas pouco viciante, desinteressante (mesmo) para quem assiste de fora! Até os jornalistas estavam desinspirados!

A falta de estímulo é geral mas não podemos deixar de exercer o nosso direito/ dever cívico... por isso vamos lá votar... bota o voto na urna ou não podes reclamar!

sexta-feira, outubro 07, 2005

Recreio na Segurança Social

2ª tentativa no Centro da Segurança Social... depois de lá ter passado na 3ª feira e de ter registado com profundo desagrado a presença de mais de 100 pessoas à minha frente na fila, decidi adoptar a táctica do Centro de Saúde: marcar presença antes da abertura de portas.

Assim foi... 15 minutos antes das 9h cheguei ao famigerado Centro de Segurança Social. A agitação à porta já era abundante e foi agravada pela passagem da caravana comunista e respectiva distribuição de lixo eleitoral. À excepção das canetas e dos bonés, o merchandising da campanha fica estrategicamente depositado no chão... digo estrategicamente de propósito, porque deitar os papéis para o chão não é falta de civismo mas antes uma forma de garantir o emprego dos varredores de ruas! (Ao dizer isto, arqueio a sobrancelha, arregalo os olhos e aponto com o indicador tentando dar um ar credível ao disparate proferido!)

Aparentemente não fui a única a ter a ideia de chegar mais cedo... pelo menos 37 pessoas já tinham assentado arraiais à porta para tirar antes dos outros a senha A- beneficiários! Por via das dúvidas retirei também a senha C- contribuintes... só tinha 5 pessoas à frente e sempre podia optar pelo estratagema utilizado pela 3ª idade: fazer- me de parva. Depois de confirmar com o segurança o assunto que me levava até lá e o guiché correspondente (sempre era a senha A) decidi esperar pacientemente pela minha vez!

Confortavelmente de pé encostada à parede, lá passei mais de 1h e meia assistindo aos mais caricatos episódios... as grávidas e acompanhantes de crianças têm prioridade. O problema é serem tantas que se atrapalham umas às outras e acabam por perder o mesmo tempo na espera que os comuns mortais!

Em turnos de 5 a 6 pessoas, as funcionárias deslocam- se ao café da esquina onde permanecem, seguramente, uns 30 a 40 minutos... deduzo que o café estava realmente a escaldar!

A maioria dos presentes não sabe ao que vai, do que precisa, o que tem que fazer e como. Se durante esta espera ninguém gritasse e soltasse a sua cólera seria bizarro... e a dada altura dá- se o momento alto da manhã: uma senhora cuja idade deverá rondar os 60 e tal anos enche o peio de ar e reclama de viva voz pelos seus direitos "Vão todos à m****! Não andei 45 anos a descontar para ser tratada desta maneira!", o marido seguia atrás cabisbaixo e transparecendo um certo embaraço, enquanto a senhora preparava uma saída triunfal: "Vão todos pr'ó c*****o!"

O público que assistia ao espectáculo gratuitamente deixou- se rir e depressa esqueceu o sucedido! Por vezes, tenho a sensação de que estes episódios são encenados e interpretados por actores profissionais, como forma de distrair e entreter os que esperam pela sua vez... visto que não há TV nem telefonia! A ideia é uma boa ideia... mas sugiro que sejam mais comedidos nas palavras nesta forma de entretenimento, não nos podemos esquecer de que há crianças presentes!

Seja lá como for, registo a ideia e sugiro umas máquinas de diversão como matraquilhos, puzzle bubble, jogos de cartas, dominó, jornais diários, revistas cor de rosa, etc para tornar a espera mais agradável... e já agora, uns banquinhos para descansar as pernas!

terça-feira, outubro 04, 2005

Se Ai Ai consegue...

"Uma chimpanzé de 27 anos, de nome Ai Ai, conseguiu deixar de fumar, após 16 anos de vício, graças ao apoio dos funcionários do zoológico de Xian, na China, onde vive.

(...)

Ai Ai começou a fumar em 1989, após a morte do «marido», vício que se tornou ainda mais forte após o falecimento do segundo companheiro, em 1997. Para piorar a situação, a sua filha acabou tendo de ser enviada para um zoológico na cidade de Shenzhen, no sul da China."
ler mais

Faz lembrar a campanha de separação do lixo doméstico... se eles conseguem, nós também conseguimos!

segunda-feira, outubro 03, 2005

Eclipsei- me

No dia em que estamos de olhos postos no céu para assistir a esse fenómeno da natureza- o eclipse solar que do nosso ponto de vista será anular- aproveitemos para esquecer as contas, o trânsito, o trabalho... vamos eclipsar o stress e apreciar o momento que acontece em Portugal pela primeira vez neste século.

Não podendo rumar até Bragança, assomo à janela e mesmo que não conseguindo visualizar o acontecimento em toda a sua plenitude, delicio- me com as cores do dia que parece ameaçar chuva apesar de não existirem castelos de nuvens no céu... o dia acordou com uma tonalidade diferente que envolve e transmite uma certa melancolia e paz!

Vou gozar do momento e avançar com o meu próprio eclipse durante esta manhã...

sábado, outubro 01, 2005

Prometo

Numa altura em que tanto se fala de promessas, achei por bem trazer às * linhas o significado de prometer para clarificar o conceito junto de algumas mentes menos esclarecidas (não que sejam "clientes" das * linhas, mas tentar não custa!)... porque "palavras leva- as o vento", porque a classe política está desacreditada, porque não devemos prometer aquilo que não podemos cumprir, porque "de boas intenções está o inferno cheio", antes de prometer pensemos pois, se no futuro estaremos aptos a honrar a nossa palavra fazendo cumprir a nossa promessa!

Prometer: do Lat. promittere
v. tr. e int.,
obrigar-se a;
dar esperanças;
afirmar solenemente;
fazer promessas;
oferecer probabilidade de;
dar indícios de bom ou mau.

Acrescento à definição do dicionário (meu fiel companheiro) a sabedoria popular que há muito diz que "o prometido é devido"!

Posto isto, estou em condições de prometer aos amigos blogueiros que vou continuar a partilhar nas * linhas ideias, pensamentos, estados da alma e do coração, juízos (uns mais, outros menos acertados, não importa porque são tão somente os meus) e visões... as minhas visões! Estarão porventura intrigados quanto à pertinência da promessa... saibam então que estou a comemorar o centésimo primeiro post publicado (confirma- se, já cheguei aos 3 dígitos)... porque escrever não é uma obrigação, não é um dever... é gostar, manifestar, saborear e ter prazer mesmo que ninguém venha a ler! Que pena a falta de tempo... há tanto para dizer!