domingo, outubro 23, 2005

Manual da felicidade

Já não há motivos para ser infeliz... agora existe plano que ensina a ser feliz em 12 lições!

Seis especialistas deslocaram- se para um subúrbio de Londres para ensinar as pessoas a dar mais valor à vida. As conclusões do estudo podem ler- se no Manifesto da Felicidade que enumera 12 factores decisivos para o bem- estar humano, a saber:

1. Fazer no mínimo meia hora de exercício, 3 vezes por semana;
2. Ao fim do dia reflectir sobre 5 coisas positivas;
3. Falar pelo menos 1h por semana com o parceiro;
4. Plantar qualquer coisa e mantê- la viva;
5. Reduzir para metade o tempo gasto a ver TV;
6. Sorrir e dizer "Olá" pelo menos uma vez ao dia;
7. Restabelecer contacto com um amigo com quem não se fala há muito tempo;
8. Dar pelo menos uma boa gargalhada por dia;
9. Guardar um tempo para nós e aproveitá- lo bem;
10. Fazer sexo (eleva a auto- estima);
11. Escolher uma profissão que nos faça sentir bem;
12. Fazer uma boa acção por dia!

O manifesto acrescenta ainda que "as pessoas felizes não são nem melhores nem piores que as outras, nem mais bem- sucedidas, nem mais bonitas... sabem, isso sim, apreciar o que têm de bom!"

Não querendo ser desmancha- prazeres, mas já estragando a diversão alheia pergunto: e se não tivermos tempo para fazer exercício, ou euritos para ir ao ginásio, podemos correr do quarto para a sala e vice- versa? E se não formos capazes de recordar diariamente 5 factores positivos, podemos ver o Gato Fedorento? E se não tivermos parceiro para falar durante 1h, podemos falar com o motorista da Carris? E se a planta criar bicho (tipo mosquito) que se reproduz a um ritmo alucinante e que não sucumbe ao Raid casa e plantas, podemos comprar uma artificial e regá- la na mesma? E se gostarmos da profissão mas o ordenado mensal não chegar para assegurar desafogadamente o pagamento das despesas, podemos ter um part- time na Telepizza? E... e... e o quê???

Vendo bem as coisas (e seguindo os 12 mandamentos do manual) não me parece assim tão complicado ser feliz! Se o caro amigo não consegue pôr em prática nenhum dos 12 passos do manifesto, resta uma hipótese: atira- te ao mar!

Termino com uma frase filosófica, daquelas de trazer por casa: o estado de felicidade é como o estado do tempo... ora chove ora faz sol, ambos fazem falta para manter o equilíbrio!

Sem comentários: