quarta-feira, fevereiro 15, 2006

Máquinas & companhia

É, no mínimo, um acordar diferente... saltar da cama de cabelos desgrenhados, sem força nas pernas e com secreções purulentas, mais ou menos consistentes, de cor amarelada ou esbranquiçada, formadas nos pontos lacrimais e nos bordos da conjuntiva... também conhecidas como remelas, as tais que formam uma neblina em frente à menina dos olhos que nos impede de distinguir completamente o que estamos a ver... abrir as janelas e os olhos, a muito custo por causa da claridade. Vislumbro várias cabecinhas a dar a volta no sentido da minha janela... "o que é isto, hum? Uma manif à minha porta? Quem é... quem é? Quantos são? Isto é para quê?"

Então esfrego os olhos com insistência e percebo que está uma retroescavadora a abrir um buraco na estrada 3 vezes maior que o meu carro! Dois senhores trabalham com pouca motivação (um dentro da máquina e outro no exterior dando indicações) e seguramente uns 5 ou 6 sujeitos barrigudos, de cabeça ao léu (entenda-se desprovidos de qualquer vestígio capilar) e de mãos nos bolsos cometam entre si o desenrolar dos trabalhos!

Está formada a comitiva que de há 3 dias a esta parte se reúne em assembleia por baixo da minha janela! Os populares supra entendidos na matéria deverão estar a delinear a melhor estratégia para a perfuração no alcatrão e para tal, encontram-se diariamente a horas impróprias para consumo (certamente por volta das 8h) a fim de supervisionar a obra e por lá ficam até os senhores das máquinas saírem para o almoço.

O contra é que não posso assomar à janela para abrir as portadas assim que acordo, mas durmo muito mais descansada sabendo que há um leque de homens que, a troco de nada, assegura a perfeita execução da obra, mesmo que não perceba peva do que se está a passar!

Isto sim, é cidadania... fazem-se tantos apelos à participação activa dos cidadãos na vida do país e eles aí estão... a responder em máxima força!

1 comentário:

Rita disse...

Juro que ao começar a ler a tua descrição das remelas e afinas, achei q estarias doente. depois percebi o q era realmente!!! coisas esbranquiçadas e tal... MEDO!!