sábado, fevereiro 18, 2006

Ah... seu malandrin(h)o!

Vergonha! Embaraço total! Rubor na face! Sintomas de quem passou uma semana a dizer ao mundo (vejam bem a gravidade, nas frequências habituais para Lx e sul do país e em www bla bla bla.pt) que o arroz é malandrino!

Só ontem, 8 dias depois de ter começado a odisseia de "o chefe recomenda", quando me disseram que o malandrino era só para enganar, percebi que era eu quem andava redondamente enganada e que afinal o dito arroz é malandrinho!

Alguém sabe dizer-me por que portas e travessas o arroz andou para se tornar malandrinho? O que é isso, pá? Se é soltinho porque é que não se diz arroz soltinho com coelho à caçador?

Andei a fazer umas investigações no petiscos.com e no gastronomias.com mas não descobri a origem do nome. Entretanto consegui apurar noutras pesquisas que há duas espécies a Oryza glaberrima e a Oryza sativa; é uma planta da família das gramíneas que alimenta mais da metade da população humana do mundo. Tudo bem e malandrinho porquê?

O arroz branco percebo porque é branco, o arroz de tomate percebo porque leva tomate, o arroz chao-chao percebo porque fala chinês, o arroz de manteiga percebo porque leva manteiga mas o malandrinho leva o quê? Doses de malandragem? Foge do garfo? Esconde-se nos bolsos?

Shame on me... shame on me!

1 comentário:

subarrios disse...

não sei porquê, mas o arroz malandrinho é aquele que é servido com molho... tipo arroz de tomate ou arroz de marisco, vêm sempre com mais liquído.

Mas de facto a questão permanece - porquê malandrinho???