quinta-feira, março 30, 2006

Fazer ó-ó!

Se os comentadores desportivos portugueses comentassem todas as modalidades com o mesmo entusiasmo com que comentam o futebol, provavelmente os outros desportos teriam muito mais adeptos... parecendo que não, a forma como ouvimos e assimilamos os comentários influencia a nossa atitude!

Ainda na 3ª feira ao ouvir o relato da 1ª parte do Benfica - Barcelona na TSF (com o brilhante Fernando Correia, caramba, gosto mesmo do senhor!) fiquei com a sensação de que o jogo estava a ser altamente emocionante, mas afinal a 2ª parte é que foi imprópria para cardíacos!

Vou concretizar exemplificando (isto aconteceu mais do que uma vez, há já algum tempo mas garanto a autenticidade, fui eu que vi, ninguém me contou)... uma corrida de motociclismo do mundial de velocidade, a prova rainha (500cc), dois pilotos circulam no auge da picardia na última curva antes da recta da meta... o comentador britânico "oh my God!!! I can't believe it!!! Who's going to win this race? You never can tell... " isto aos gritos de emoção, quase como quem está à beira de um orgasmo sentimental!

O comentador português, vendo as mesmas imagens, sussura... "bom... um final de corrida muito disputado... Zzzz... Zzzz... Zzzz... parece que os dois pilotos vão lutar até ao fim para... Zzzz... Zzzz... Zzzz... conquistar o primeiro lugar do pódio... Zzzz Zzzz Zzzzz Zzzz... e agora uma bela imagem do grande Loris neste Grande Prémio... Zzzz... Zzzz... Zzzz..." Falta dizer que a bela imagem de que o senhor falava era um grande plano da bilha real de Loris Capirossi, da câmara instalada na traseira da mota!

Citando "o que é que é isto, oh meu!?"... mais parecia que o nosso comentador estava a ver uma partida de snooker ou a tentar embalar uma criança para fazer ó-ó!

Se sabemos comentar tão bem os jogos de futebol porque não começar a fazer o mesmo noutras modalidades? Não percebo...

1 comentário:

Rita disse...

Somos pequeninos... e burrinhos... bah!!