sábado, novembro 26, 2005

Fruta da época

Depois da aventura no terródromo eis que tem início outra proeza... a de conseguir sobreviver à malfadada constipação... florzinha de estufa não resiste a um dia ao relento e logo cai inerte nas teias da gripalhada!

O congestionamento nasal fazia lembrar a ponte 25 de Abril nos piores dias... a voz trémula e desprovida de encanto (não que no seu estado normal tenha muito, mas achei que ficava poético no contexto) e uma estranha sensação de total ausência de calor corporal, um desvio mórbido da razão contra o qual não valem nem a experiência nem a argumentação lógica... cheguei a equacionar a hipótese de Lisboa e margem sul terem caído para o pólo norte... tudo à minha volta parecia gelo e eu própria parecia ter calhaus ao fundo das pernas, em vez de delicados pézinhos de Cinderella! (A minha mãe sempre me achou uma princesinha e tanto repetiu que acabei por acreditar... sabem como é: se não consegues vencê-los, junta-te a eles!)

Vários telefonemas preocupados e as famosas mezinhas... cada um tem a sua, e francamente, escuso-me a descortinar qual delas a pior. Acredito que o seu objectivo é fazer- nos sentir tão mal com o efeito provocado pela sua ingestão que acabamos por esquecer a gripe... aquilo a que se chama "tapar o sol com a peneira"!

Fica uma das receitas (para mim, audaz q.b.) para aqueles que revelam alguma apetência por experimentar os remédios caseiros, aqueles que não temem a experimentação, aqueles cuja mente nunca se fecha a ensaios e novidades: leite, mel e uísque (à boa maneira portuguesa)... mistura explosiva que ou mata o bicho ou o hospedeiro (no sentido de organismo animal ou vegetal onde se instala um parasita)!

Não resisto à tentação de deixar mais uma receitinha de beber e chorar por nunca mais... antes a constipação! Um dente de alho no fundo de um copo de leite quente... para quem não aprecia leite simples (é o meu caso) pode tentar disfarçar o sabor do alho (esse milagre natural) com 3 colheres de chocolate bem atestadas... dizem que é tiro e queda e já me obrigaram a tomar isso (na altura em que não escolhia a minha roupa) mas parece- me que são apenas rumores... o efeito é nulo!

A verdade nua e crua é que uma semana depois a constipação desapareceu sem deixar vestígios (à excepção do nariz vermelho e ferido) sem tomar rigorosamente nada... essa é que é essa!!!

1 comentário:

NR disse...

Fraca mezinha, a do alho... :P
Bjos