sábado, novembro 19, 2005

Bode expiatório

Depois de apurada reflexão descobri, finalmente, porque é que este nosso Portugal não anda para a frente: a culpa é do Jornal Nacional e acima de tudo, desse exemplar raro (ou não tão raro quanto desejaríamos) daquilo que não deve ser um profissional de jornalismo- Manuela Moura Guedes, também conhecida por Manuela Boca Grande (pelos bonecos do Contra, nome que, francamente, lhe assenta como uma luvinha quer no sentido figurado quer no real sentido da palavra)! Desculpa lá "Manela", não é nada pessoal contra ti é apenas a minha modesta opinião que... vale o que vale!

Como é que podemos arregaçar as mangas e levar o país para a frente quando há um espaço televisivo (diário e bem longo por sinal... o chamado noticiário a metro) que se dedica a esmiuçar as histórias dos coitadinhos e a estimular picardias? Reconheço que a estação deverá ter consigo bons profissionais que se limitam a cumprir ordens e a seguir esta linha editorial do desgraçadinho, mas a verdade é que qualquer um fica feito em frangalhos depois de tanta sensacional desgraça! As mentes mais influenciáveis acabam por se resignar à condição de pobrezinho, ao conformismo do "não há nada a fazer" e vamos todos pedir à porta do metro ou culpar o Estado de todos os males!

Depois de uma injecção de 1h de terríveis novas onde a catástofre está iminente, não temos outro remédio a não ser chorar baba e ranho e fazer gazeta no dia seguinte para recuperar dos trágicos acontecimentos "brought to you by" Jornal Nacional!

É certo que não vivemos num conto de fadas, é certo que se deve apurar responsabilidades quando se está perante actos de pura negligência ou desleixo, mas daí a transformar o jornal num tanque para lavar roupa suja ou numa espécie de Tribunal, vai uma distância razoável que enquanto jornalista, se deve respeitar!

No fim do Jornal dá vontade de perguntar: há alguma coisa que esteja bem em Portugal? É por isso, e virando o feitiço contra o feiticeiro, que decidi seguir o exemplo e arranjar um responsável pela crise que atravessamos... é tudo culpa do Jornal Nacional e da Manela!

Sem comentários: