terça-feira, dezembro 13, 2005

Quixotada psicológica

Estamos naquela altura do ano em que é obrigatório fazer retrospectivas de tudo e de mais alguma coisa e, antes dos demais, a editora Lexico Publishing Group fez os TPC's e elegeu as palavras mais populares de 2005! ler mais

Love e Sex não me surpreende... não posso é dizer o mesmo de quixotic... porque raio andará meio mundo a utilizar a palavra quixotic no seu léxico quotidiano? Diz o dictionary.com que o vocábulo significa "A good word to know if you understand it: "naively idealistic" (see naive, above) or "unrealistic and impractical." An example: a quixotic plan to make money from a free Web site". Ora, em português o mais aproximado que encontrei foi quixotice ou quixotada como sinónimo de bazófia, bravata, fanfarronice e jactância (gosto particularmente deste).

Parece-me que os significados se aproximam nas duas línguas, por isso a partir desta data e, fazendo jus à popularidade do vocábulo no estrangeiro, vou incluí-lo na minha lista (que trago na algibeira) de palavras fundamentais... porque não quero ficar para trás no comboio da evolução e do progresso! É como o TGV, se os outros têm, eu também quero ter... mesmo que seja uma quixotice!!!

Sem comentários: