sábado, novembro 25, 2006

Ser "C"

Há um derrame cerebral de ideias e frases soltas que ocorre diariamente em mim, mas que tranco na barragem do tempo... não produz energia e inunda as zonas circundantes que, a transbordar, não conseguem suster por muito mais o acumulado de teorias e baboseiras que produzo em série na forma de pensamentos e divagações interiores, que não tenho tempo para transportar para o exterior!

Agora percebo porquê... há em mim um padrão de comportamentos que posso manter mas corrigindo o exagero do cumprimento. Esta semana, numa acção de formação, tive oportunidade de fazer o DiSC Clássico - um teste comportamental da Inscape Publishing que tem como objectivo ajudar-nos a conhecermo-nos a nós próprios para melhor conhecermos os outros. Pude ver materializado aquilo que sempre soube (afinal já me conhecia q.b.): sou perfeccionista... na dimensão, eu sou um C! C de cumprimento; sou aquele que trabalha conscienciosamente, dentro das circunstâncias existentes, para assegurar qualidade e precisão. Sou aquele que não tolera o conflito, aquele que gosta de perguntar porquê, aquele que age com diplomacia e que verifica os dados e os factos com precisão antes de decidir.... no limite sou a melga que lê o normativo, age de acordo com o que lá vem escrito e espera o mesmo dos outros!

Este rigor não acaba na esfera profissional... aplico-o tão severemante em mim como nos outros, levo-o para casa e não descanso enquanto não houver progressão e reconhecimento... o tempo vai passando, as ideias acumuladas vão evaporando e, às tantas, sou uma chata obstinada por fazer o que está certo! Irra... Tenho que descontrair!

N.B. O "c" não é melhor nem pior que o "d", o "i" ou que o "s"... as dimensões não passam de padrões de comportamento que podem mudar ao longo da vida!

Sem comentários: