sábado, setembro 26, 2009

Que ternura...


Já tinha ouvido outras mamãs falarem deste truque e até já o tinha experimentado mas... nunca surtiu tanto efeito como nos últimos tempos... ao deitar a pequerrucha, envolvê-la com uma peça de roupa minha!

Entro na sala e deparo-me com a *linha abraçada à minha blusa, com o nariz completamente enterrado no tecido... até receei que a asfixiasse mas ela tinha tudo controlado!

De lágrimas nos olhos (mais uma vez, eu sou uma chorona) corro para ir buscar a máquina fotográfica e registo este momento tão ternurento... as suas mãozinhas cruzadas sobre o peito, segurando com força a minha blusa!

Foi espinhoso resistir à vontade imensa de a acordar e abraçar com força... mas consegui!

sexta-feira, setembro 25, 2009

Evolução

5h11 da manhã...
mama,
fralda no limite da sua capacidade absorção,
deita a bonequinha,
lava as mãos,
ensonada olha para o espelho e ei-lo:

reluzente como quem diz: "oh p'ra mim aqui... sim sou eu, estás a ver bem...! Pensavas que te escapavas!? Não me digas que ainda não reparaste que quase todos os teus amigos também já foram brindados com um, ou mais, exemplares destes... parabéns pá, já tens o teu 1º cabelo branco"

Desconfiada, remexo o cabelo pensando "o que é isto? tenho leite no cabelo ou quê???" Passa-me logo o sono, arregalo a pestana e tenho a resposta... não é leite, não é sujo... é o "quê"... que é como quem diz, o meu 1º cabelo branco!!!

UI, medo... conquistei o meu posto na sociedade... a antiguidade! Agora já posso exclamar "ouve o que eu te digo, que eu tenho a escola da vida, pá! Olha aqui o cabelo a comprová-lo"!

Só me resta agradecer à minha *linha pois, certamente, que este feito se deve a 3 meses de noites dormidas assim assim!

Adoro-te pequerrucha!

segunda-feira, setembro 21, 2009

Rabugeira

Hoje foi dia de rabugeira... não chega a ser choro mas antes aquela ladainha tipo Scolari "heeeemmm... heeemmm... e o burro sou eu?" sem esta última parte, claro... porque a pequerrucha só diz uns "angu" e "aaaiii"e outros que não consigo transpor para algo compreensível!

Nada que umas brincadeiras no tapete de actividades, acompanhadas dos Sons da Terra para bebés, não ajudem a ultrapassar! Uns momentos de barriga para baixo e cabeça no ar foram suficientes para a deixar exausta, e dormir uma sesta bem simpática!

Ainda bem... já não sabia mais o que fazer e a paciência já começava a dar sinais de fraqueza; depois tudo passa... deliro a vê-la dormir e a fazer caretas durante o sono e fico desejosa que acorde outra vez para a abraçar muito! Está cada vez mais linda...

quinta-feira, setembro 17, 2009

A tenebrosa vacina

Hoje foi dia de vacina... bbbrrrr... nunca a tinha visto chorar assim... até se esqueceu de respirar... vermelha de raiva (ou seria uma manifestação de apoio ao Benfica que joga hoje à noite?)... até me congelou os sentidos; eu também não sou grande apreciadora de picas!

Em dia de vacina já sei o que me espera: exige toda a atenção, não quer estar sozinha nem 1 minuto e não basta estar na mesma assoalhada que eu... tem que haver interacção: muitos "cucu"muitas gracinhas, muitos beijinhos e um colinho de vez em quando. Dormir... dorme tu se quiseres!

Rendo-me... deixo a casa do avesso e dedico-me por inteiro... o cansaço manifesta-se e "bendito sejas, oh baby sling!" Parece que voltou para a minha barriga, adoro!!!

quarta-feira, setembro 16, 2009

Sempre a crescer

A bonequinha faz hoje 3 meses... a cada dia que passa irradia mais graça, mais luz, mais alegria, mais beleza... embora me pareça impossível, estou cada vez mais apaixonada. Todos os dias penso que não é possível amar mais esta "amostra de gente" e todos os dias percebo que afinal é!

Chega a asfixiar a grandeza deste amor... abraço-a contra o meu peito, fixo o olhar naquele rosto redondinho, amoroso, delicado e meigo e desejo secretamente que fique comigo para sempre...

quarta-feira, setembro 09, 2009

Cantilenas

Consegui reunir um reportório considerável de cantigas e lengalengas para a minha pequena *linha... muitas já conhecia, estou só a fazer um refresh às letras, mas outras são perfeita novidade!

8h30... a *linha sempre muito bem disposta pela manhã distribui sorrisos pela casa; basta olhar para ela, dizer umas palavras e aí está o mais luminoso sorriso alguma vez visto!!! Já ouvimos inúmeras vezes os CD´s de música para bebés de Raimond Lap (que aconselho vivamente... até eu gosto de ouvir, quando voltar ao trabalho vou levá-los para ajudar a descomprimir... deve ser mesmo bacano no trânsito da ponte!)... decidi então alterar um pouco a playlist do dia e recuperar clássicos como " eu vi um sapo", "doidas andam as galinhas", "o areias é um camelo", "papagaio loiro" e outros que tais!

Entre melodias, sorrisos, memórias de criança e muita cantoria nem me apercebi de que subira o volume desmesuradamente (o meu e o das colunas), ela adorou mas receio encontrar-me com os vizinhos... como tal, vem mesmo a calhar, vamos de mini férias com a bonequinha! Os 1ºs dias fora! Como habitualmente irei registar cada momento... já começa a faltar espaço e orientação para tantas fotos!

Fazer a mala (só para 2 dias) está a ser uma aventura... acho que vou fazer uma lista e talvez trocar de carro... agora percebo a cena do monovolume!!!

Está a dormitar... entre sorrisos e trejeitos vai abrindo os olhinhos pestanudos de boneca... não resisto a tanta ternura, é linda de morrer!

domingo, setembro 06, 2009

Bocejo sonoro

Entrámos numa fase engraçada... parece que cada dia a *linha aprende algo novo... depois das imitações da expressão facial (de sobrancelha levantada ou semblante carregado com o sobrolho franzido), depois da tosse fingida, já temos o bocejo sonoro!!!

Para mim, o verdadeiro bocejo é aquele que se faz acompanhar de um valente "aaahhhh"... só não o faço publicamente por uma questão de boas maneiras mas, em privado com a bonequinha lá lhe fui ensinando a arte de bem bocejar; e assim, sem nada que o fizesse prever, eis que surge o 1º bocejo a valer! Fartei-me de rir e de, com voz esganiçada e uns agudos impressionantes que me vulgava incapaz de proferir, elogiar a sua ternura enquanto bocejava satisfeita!

Continuamos a ter longas conversas de balbucios intercaladas com sorrisos fabulosos, capazes de fazer derreter um icebergue!

Ontem numa petiscada com os amigos, durante a qual dormiu profundamente (apesar do barulho ensurdecedor), alguém me dizia "é tão perfeita!" e caramba!... fiquei mesmo túmida de orgulho!!! É uma ternurinha!

Gosto de ti, filha!

sexta-feira, setembro 04, 2009

1 pequeno passo

Hoje... 11 semanas e 3 dias passados desde que a *linha nasceu, confiei pela 1ª vez o meu tesouro aos cuidados de alguém que não o pai. Nunca nos separámos por muito tempo... aproximadamente 3h por semana ( porque o trabalho assim o dita) e não mais do que isso... durante 45 minutos, e apenas a 5 de distância do local onde me encontrava, ficou nos braços da tia! Chorou quando saí mas consolou-se com as canções que a tia lhe cantou ao ouvido e adormeceu!

Demos 1 passo de gigante... ou talvez seja melhor dizer que EU dei um passo de gigante. Terão sido os mais longos 45 minutos que já vivi, não por medo de algum descuido da minha irmã, mais do que habituada a lidar com crianças e extremamente zelosa... embora saiba que nunca ninguém irá cuidar dela tão bem como eu (modéstia à parte, claro, porque só o consigo com o meu bebé e mais nenhum); chamemos-lhe antes saudade, muita muita saudade da minha pequerrucha!

Chego, esborracho a minha bochecha contra a dela e encho-a de beijos estridentes e de abraços calorosos... transluz toda a sua meiguice, de olhos arregalados, ri-se (o já famoso sorriso de gengiva), balbucia umas "palavras" no seu beblês perfeito e derrete-me o coração acelerado de ainda recém mamã!!!

Abraço-a o resto do dia... janto com ela nos meus braços e esta noite (mais uma) vai dormir comigo... aconchegada nos meus braços e de bochechas coladas... até sentir humidade nos olhos (por estar tão próximo do seu narizinho)!

... daqui por umas semanas... ou uns meses... havemos de repetir!

(ou talvez não... cada minuto com ela é precioso e não tenciono desperdiçar nenhum)

quarta-feira, setembro 02, 2009

Bem-vinda "Estrela da Manhã"

Passei por cá para acabar de vez com este registo... há muito que já não fazia sentido... a falta de tempo ou de inspiração deixou o espaço ao abandono mas... agora ao ver o que ficou para trás sinto vontade de continuar e há tanto para contar!

Tudo mudou... a minha estrelinha já chegou e a minha vida iluminou-se! O meu mundo passou a ser o dela, deixei de ser quem era para ser a mãe dela! Se me perguntassem há uns anos atrás como seria, jamais iria acertar na resposta... jamais imaginaria abdicar de tudo por esta "amostra de gente"... tão doce, tão meiga, tão minha (por enquanto)!

Mais nada importa... o mundo é paisagem comparado com a alegria de a ouvir palrar no seu "beblês" que tento replicar, para a incentivar a continuar! Nunca um "aaggrr" e um "uuáá" me soou tão bem... seguido de um aberto sorriso de gengiva (ainda não há dentes) que me faz chorar de júbilo!

É oficial... estou a entrar em território marcadamente cota de mamã babada de orgulho! Já passaram 2 meses e meio e ainda não acredito que isto é possível e me está a acontecer...