sexta-feira, dezembro 30, 2005

Quem é quem? Quem sou eu?

Na semana depois do Natal, passeio orgulhosa as peças de vestuário que o barbudo de vermelho me trouxe... há peças e peças e esta foi, realmente, uma rica prenda a julgar pelo número de comentários que suscitou, como nenhuma outra em toda a minha existência!

Há quem diga:
1. Pareces uma chinesinha;
2. Pareces os Beatles;
3. Pareces o Napoleão;
4. Pareces um soldado das tropas britânicas;
5. Pareces soviética;

E com tantas semelhanças com tanta gente tão diferente deixo à vossa consideração... o que é que pareço, hein? Empregado de restaurante? Mestre de cerimónias? Para ajudar à reflexão ei-lo aqui tão lindinho: o casaco da discórdia!

NB.: Digam o que disserem vou continuar a dar umas voltinhas com ele! Há uma química entre nós!

quinta-feira, dezembro 29, 2005

Empurrão

Ouvi na TV um spot que dizia literalmente "Vamos dar 1 empurrão ao Carlos Sousa!"... um empurrão, pergunto abespinhada, estava a pensar dar-lhe antes 1 filhó que sobrou da consoada, ou um telefonema a desejar boa sorte, ou uma apitadela quando passasse por ele... confesso que empurrá-lo não estava incluído nos meus planos de acção, de todo o modo, vou ponderar a hipótese, desde que não o encontre em cima da ponte não deverá haver nenhum problema em dar-lhe um empurrão!

terça-feira, dezembro 27, 2005

Que saudades...

Não há nada como chegar ao trabalho depois do fim-de-semana em família e ser bombardeada com 3 tipos de berbicacho que pedem resolução urgente num processo escarpado e chato "com'ó caraças"!

segunda-feira, dezembro 26, 2005

Assistência pós-Natal

Depois de 2 dias a comer como se não houvesse amanhã, depois da troca de presentes, depois de um fim-de-semana inteirinho em família e de uma maratona televisiva pouco convincente... oferece-se assistência pós-Natal; o kit inclui: saquetas de chá para digerir o excesso de comida; manual de instruções simples e detalhado que ensina a tratar por "tu"os novos electrodomésticos; costureira à disposição para marcar bainhas e fazer pequenos ajustes na roupa nova; receituário para várias maleitas como dores de cabeça, de dentes e de barriga; serviço personalizado de troca de prendas caso o número esteja enganado ou o modelo não corresponda ao gosto do visado e ainda, serviço de distribuição completo (inclui despejar o lixo nos contentores da reciclagem e a distribuição das sobras de comida)!

Encomenda já o teu Kit de assistência pós-Natal! Se fores um dos 5 primeiros a fazer a encomenda ainda ganhas um conjunto de lâmpadas coloridas para substituir as que fundiram e a moda do próximo Natal: um Pai Natal invisível para pendurar na varanda... ninguém o conseguirá ver mas ele estará em todas as varandas e janelas porque é, simplesmente, a moda Natal 2006!

Liga já e faz a tua encomenda!

sexta-feira, dezembro 23, 2005

Limite do razoável

Suspeito de que o meu director anda a testar os meus limites, há fortes indícios de que o anda a fazer; desconheço o propósito da experiência mas desconfio que pretende descobrir onde termina a escala da minha paciência e em que ponto atinge a fase de ebulição. Sem margem para dúvidas, tem levado a efeito um grande esforço para instigar a cólera que tento conter... não sei até quando... como alguém dizia "estou à beira do abismo, prestes a dar um passo largo em frente", quero com isto dizer que já duvido da minha capacidade de resistência à provocação e que, à próxima, sou bem capaz de lhe dar uma cuspidela nos olhos!

Só esta experiência digna do prof. Pardal pode legitimar que em menos de 1 mês tenha cometido erros astronómicos prejudicando seriamente o meu trabalho, logo, o meu desempenho e consequentemente, a empresa que dirige de forma hábil e singular, como nenhum outro seria capaz de fazer! (Se de forma positiva, se de forma negativa... não sei; tirem as vossas ilações que eu já tirei as minhas!)

Todo o trabalho de 3 anos, engenhosamente organizado no complexo sistema informático da empresa, desapareceu sem deixar rasto por ordens do director... magia, dirão alguns... descuido, dirão outros... eu digo: é preciso ter azar! Não há problema, responde quando peço satisfações, faz-se um backup! Ironia do destino, era possível recuperar todo e qualquer documento daquela empresa à excepção dos meus devido a um erro de configuração do malfadado sistema, que o próprio director configurou! Os que tinham suporte físico salvaram-se, os outros desapareceram para todo o sempre. Desditosa engulo em seco e reclamo entre dentes: Maldição!

Pouco tempo depois, ainda digerindo o apagão dos documentos... novo reset no sistema, de novo provocado pelo director! Uma semana de trabalho evapora-se... alternativa só há uma: refazer tudo! Incrédula peço novamente satisfações... um encolher de ombros e um sorriso atrapalhado desarmam o meu arsenal de argumentos. Deve ter sido culpa minha e desta minha mania de não deixar para amanhã o que posso fazer hoje, se tivesse adiado não teria feito o mesmo trabalho duas vezes. Mental note (ao estilo Parker Lewis): daqui para a frente fazer tudo à última hora!

Last, but not the least: alteração da senha de acesso ao e-mail sem aviso prévio. Várias mensagens aguardam resposta com brevidade, problema no acesso à caixa de correio, erro na configuração... para não variar, levada a cabo pelo director!

Esgotam-se as forças para resistir à tentação de ser rude. O que virá depois? Será seguro ir trabalhar amanhã? A minha sanidade mental ressente-se dos atentados à paciência... felizmente, até agora só experimentei 2 tipos de reacção: um calor nas maçãs do rosto que fervilham numa vontade gigante de chorar de raiva e uma força que me leva ao riso desmedido que não consigo conter... esforço-me por segurar a gargalhada mas sou incapaz de disfarçar um sorrisinho parvo denunciado pela covinha na face!

A sorte do senhor director (para além de ter idade para ser meu pai, quase avô) é que, apesar de tudo, simpatizo com ele... senão, acho que o despedia e ainda lhe auferia um golpe ao melhor estilo da série Dragon Ball!

quinta-feira, dezembro 22, 2005

Zzzzzzz...Ressonar é...

... muito mais do que respirar com ruído ao dormir!

É circular pelo parque de campismo no Verão e soltar estridentes gargalhadas de gozo ao ouvir os barulhos que escapam das tendas;

É deixar em estado de ansiedade aqueles que desejam dormir e não conseguem... perturbados pelo ruído angustiante de um respirar sempre inoportuno;

É iludir o próximo quando parece suspender o estampido, voltando depois à carga de forma ainda mais vigorosa e entusiástica;

É perder a serenidade de espírito desassossegado com a locomotiva que ruge, ruge e ruge mas não avança na linha;

É desejar e pedir gentilmente a mudança de posição durante o sono profundo daquele que ressona (sem resultados práticos);

É a rendição aos ditos populares que mandam assobiar e imitar o som dos cascos do cavalo no chão para ditar o fim da melodia (sujeitando-nos ao escárnio de sermos descobertos);

É acreditar de súbito em forças divinas e suplicar-lhes que ponham termo à tortura do ruído prometendo generosas contrapartidas;

É equacionar a hipótese de asfixia e sentir a angústia da dificuldade respiratória;

É hastear a bandeira branca em estado de cabal maluqueira e entranhada rabugice e, intempestivamente, rumar para outras paragens de manta debaixo do braço e almofada em riste, tremelicando de frio ao deixar a flanela dos lençois.

Ressonar é isto... é o desespero de girar de um lado para o outro da cama ansiando pela chegada do mítico "João Pestana" que ronda, ronda mas não se entranha receando desafiar o tractor e sua façanha!

quarta-feira, dezembro 21, 2005

Odisseia floral: "Qué frô?"

"É Natal, a empresa comemora hoje mais um aniversário, toma lá estas flores e vai com o pessoal da casa distribuir naquele ponto central daquela localidade onde temos um impacto significativo!" So far so good... pena a distribuição ter lugar às 8h da matina, debaixo de um frio de gelar os ossos e o dia de trabalho só terminar às 9h da noite! Para ser perfeito só faltava o jantar comemorativo do acontecimento!

Mesmo assim o dia até estava a correr bem... até o bólide da casa se lembrar de permanecer imóvel no estacionamento para não mais desemparar a loja a não ser de reboque! Viva a sorte grande, viva a prenda do Pai Natal no sapatinho!

Tudo no mesmo dia... não sei se aguento outro Natal assim!!!

terça-feira, dezembro 20, 2005

Se não o podes vencer...

Come-o!! Foi a grande lição que o meu cão me ensinou!

Uma vespa picou-lhe o nariz, ele tentou dar-lhe uma patada mas não lhe acertou... ficou a controlar-lhe os movimentos e assim que ela pousou no chão, comeu-a! Nessa altura terá pensado vitorioso para com as suas pulgas de estimação (visto não ter botões)... Esta já não volta a picar-me!

É uma lição para a vida que deita por terra o velho ditado popular "se não consegues vencê-los, junta-te a eles"! É uma lição de afirmação das nossas convições, ou isso ou uma galga daquelas... será a vespa mais saborosa que a ração e os biscoitos?

segunda-feira, dezembro 19, 2005

Histórias da noite invernosa

1h30 da manhã de 6ª para sábado... aguardo pela boleia que há-de levar-me até Lx... pontualidade britânica... à mesma hora chegamos ao ponto de encontro... cumpridas as formalidades (entenda-se deslocação à caixa MB) e estamos prontas para uma noite bombástica!

Ponte 25 de Abril, faixa central, à direita um carro com 2 homens (e uma mulher no banco traseiro), olham fixamente e permanecem ao nosso lado, sorriem e fazem caretas, rimos desmesuradamente, abrem o vidro e exibem uma folha A4 com o escrito "CAFÉ?", sorrimos e respondemos que já bebemos... o som frenético do vento, a agitação dos cabelos despenteados tapando a visibilidade, o frio que invade o bólide sem licença e uma conversa perfeitamente disparatada com 2 estranhos do carro ao lado... são de onde, perguntam curiosos... aponto com o polegar para trás e respondo vagamente, somos lá de trás... voltam a insistir no café exibindo o papel e respondo, desculpem lá mas estou cheia de frio, vou fechar a janela! Sorrimos, elevámos a redoma à nossa volta e os rapazes desapareceram velozmente pela Av. da Ponte... Acho que ficámos amigos!

terça-feira, dezembro 13, 2005

Quixotada psicológica

Estamos naquela altura do ano em que é obrigatório fazer retrospectivas de tudo e de mais alguma coisa e, antes dos demais, a editora Lexico Publishing Group fez os TPC's e elegeu as palavras mais populares de 2005! ler mais

Love e Sex não me surpreende... não posso é dizer o mesmo de quixotic... porque raio andará meio mundo a utilizar a palavra quixotic no seu léxico quotidiano? Diz o dictionary.com que o vocábulo significa "A good word to know if you understand it: "naively idealistic" (see naive, above) or "unrealistic and impractical." An example: a quixotic plan to make money from a free Web site". Ora, em português o mais aproximado que encontrei foi quixotice ou quixotada como sinónimo de bazófia, bravata, fanfarronice e jactância (gosto particularmente deste).

Parece-me que os significados se aproximam nas duas línguas, por isso a partir desta data e, fazendo jus à popularidade do vocábulo no estrangeiro, vou incluí-lo na minha lista (que trago na algibeira) de palavras fundamentais... porque não quero ficar para trás no comboio da evolução e do progresso! É como o TGV, se os outros têm, eu também quero ter... mesmo que seja uma quixotice!!!

segunda-feira, dezembro 12, 2005

Pai Natal versão Homem Aranha

À conta das lembranças de Natal para aqui e para ali, palmilhei qualquer coisa como 8 horas dentro de um sufocante centro comercial (vá lá que não foram todas no mesmo dia)... entre encontrões e os holofotes das lojas que me derreteram mais o cérebro que uma borracheira de pender para onde sopra o vento!

O caos para estacionar num parque com milhares de lugares (ocupados), o pára-arranca para lá chegar e para sair de lá, rios de dinheiro fluir como um mar revolto e meia dúzia de lembranças que não passam disso mesmo, mas que me custaram uma pequena fortuna em paciência e tempo despendido!

Em criança adorava a época, delirava com os presentes que recebia e que oferecia... raras vezes conseguia conter a curiosidade e evitar uma espreitadela para o interior dos embrulhos, raras vezes conseguia moderar a ansiedade de oferecer as prendas antes da data! A noite de Natal sempre foi chata, com filmes aborrecidos na tv e os adultos a conversar num tom de voz muito acima do normal (depois da janta já se sabe que o bacalhau bem regado tem esse efeito... provavelmente teria sido mal demolhado e daí a sede que provocava!); só quando se juntavam os primos é que a festa animava!

Hoje é ao contrário... fico em pulgas com a recepção à família, dou voltas e mais voltas à procura da ementa perfeita para todos e começo cedo a fazer a lista de compras dos ingredientes para a doçaria! A troca de prendas é chata... recebemos o par de meias que dá sempre jeito e fazemos aquele ar de satisfação quando desembrulhamos aquele elemento decorativo de gosto duvidoso que temos que esconder numa gaveta, para só retirar quando a pessoa voltar cá a casa! Já para não falar daquela lembrança cuja finalidade desconhecemos totalmente... intrigados mas sorridentes pensamos: que raio é isto? Como é que funciona?

Por outro lado, nunca vi tanto Pai Natal pendurado nas janelas e varandas. Isso acaba com o espírito... mesmo as crianças mais crédulas não acreditam certamente que aquele boneco pendurado dias a fio na varanda seja efectivamente o Pai Natal; até porque, teoricamente, só há um e não milhares deles por essas janelas fora. Além disso, não era suposto ele chegar num trenó com renas voadoras? Então porque é que não aterra no telhado? Não seria muito mais prático do que ter que trepar pelas paredes? Afinal é o Homem Aranha ou é o Pai Natal? Um destes dias os larápios aproveitam a época, disfarçam-se de Pai Natal e assaltam umas casas... se aparecer alguém durante a escalada só têm que permanecer imóveis até passar o perigo!

E ainda vos digo mais... o que é feito dos adornos tradicionais dos pinheiros? Então agora penduram-se ursos, lacinhos e pérolas na árvore de Natal? Eu ainda sou do tempo em que se decorava o pinheirito com botinhas, pinhas, chocolates, sininhos, estrelas e bolinhas com fitas farfalhudas, luzinhas coloridas e pedaços de algodão para imitar a neve! Por isso decidi manter a tradição e ornamentar a árvore cá de casa à minha moda antiga; pode ser pimba mas vou assumir o pimba que há em mim e atirar uns pedaços de algodão branco para o meio da decoração! Só não vou incluir os chocolates na ornamentação porque sempre tive o péssimo hábito de os comer antes do Natal e deixar pendurado o papel que os envolve!

sexta-feira, dezembro 09, 2005

O turbinas



Agora que vou desenvolver este negócio do espaço preciso de fazer um "upgrade" no bólide para facilitar as deslocações aos terrenos... depois de consultar várias publicações do "tunning" decidi-me por transformar o meu natural aspirado num TD. Fica aqui uma foto do exemplar encomendado; só não sei se o consigo instalar "under the hood" (também aprendi umas expressões interessantes)!

quarta-feira, dezembro 07, 2005

Proibido vender terrenos aluados

As autoridades reguladoras do mercado chinês proibiram uma empresa de vender terrenos na lua! ler mais

Já estou a ver o anúncio no jornal "vende-se terreno em sítio calmo e sem vizinhança com vista para o planeta Terra, alegremente decorado com bandeirolas, suficientemente longe dos políticos, da poluição e de atentados terroristas, com boas perspectivas de crescimento e algumas crateras. Possibilidade de criar de raiz uma cidade desde que o comprador tenha prática no jogo space tycoon".

Francamente não entendo porque é que o governo chinês proibiu o negócio... há tanto tempo que andam por aí uns tipos da igreja a vender um lugarzinho no céu, porque carga d'água não se pode vender também um cantinho na lua? É, nada mais nada menos, que uma questão de concorrência que até pode beneficiar o comprador! Quanto mais oferta melhor, por isso estou a pensar vender uns terrenos em Marte... da maneira que estamos a poluir a Terra, um destes dias temos que mudar de planeta e sou capaz de ganhar umas massas com o negócio!

Os interessados em adquirir um quinhão façam o favor de manifestar essa intenção nos desabafos... se preferirem um terreno mais quente também estamos dispostos a vender umas porções de Mercúrio ou, caso sejam adeptos da vida nocturna podemos disponibilizar uma quota-parte de um planeta um "bocadidinho" mais sombrio - Plutão!

domingo, dezembro 04, 2005

Ainda sobre o Natal...

__ Já decidi! Este ano, para poupar chatices, vamos fazer todas as compras de Natal na Worten!!!
__ Na Worten, mas isso vai sair "muita" caro! Não tínhamos combinado que este ano íamos optar por lembranças em vez de prendas?
__ Sim, mas eles também têm pilhas, auriculares, carregadores de isqueiro... essas coisas!

quinta-feira, dezembro 01, 2005

Sobre o Natal...

__ Então o que é que achas que devemos oferecer?
__ Eh pá... não sei. Podíamos oferecer um livro!?
__ ya... ya (em murmúrio)... um livro era fixe, mas não podemos oferecer só o livro...
__ Huuummm. Ok...! Podemos oferecer também o marcador...