quarta-feira, novembro 30, 2005

Por outro lado...

Há coisas que custam tanto... por exemplo, sair da cama quando está um frio que gela a ponta do nariz assim que se levanta o lençol, o corpo ganha vontade própria e recusa- se a sair do quentinho. É um dificuldade tremenda convencer os pés a rebolar da cama para o chão, mesmo que haja um tapete enorme do outro lado!

terça-feira, novembro 29, 2005

Não custa nada

Na semana passada ouvi numa rádio um apelo às pessoas saudáveis, com idade entre os 18 e os 45 anos, para dar medula numa acção de solidariedade para com uma criança, de apenas 7 anos, que precisa encarecidamente de um transplante.

Sábado, lá fui ao local da acção para retirar uma amostra de sangue para o teste de compatibilidade... em vão, diga- se, porque afinal não basta ser saudável e ter entre 18 e 45 anos, também é preciso pesar mais de 50 kg's!

Os pais da criança estavam no local extremamente emocionados com a adesão das pessoas à campanha; a meio do dia já não havia material para continuar com a recolha e teve que ser pedido um reforço de equipamento. É bom saber que ainda nos preocupamos com os outros, mesmo que os outros sejam ilustres anónimos.

Os interessados em ajudar este menino e tantos outros que precisam e que reúnam as condições necessárias para o efeito, podem dirigir- se ao Hospital Pulido Valente no Lumiar entre as 9h30 e as 15h30 (não fecha para almoço)!

Como diz um spot de publicidade "não custa nada"!

sábado, novembro 26, 2005

Fruta da época

Depois da aventura no terródromo eis que tem início outra proeza... a de conseguir sobreviver à malfadada constipação... florzinha de estufa não resiste a um dia ao relento e logo cai inerte nas teias da gripalhada!

O congestionamento nasal fazia lembrar a ponte 25 de Abril nos piores dias... a voz trémula e desprovida de encanto (não que no seu estado normal tenha muito, mas achei que ficava poético no contexto) e uma estranha sensação de total ausência de calor corporal, um desvio mórbido da razão contra o qual não valem nem a experiência nem a argumentação lógica... cheguei a equacionar a hipótese de Lisboa e margem sul terem caído para o pólo norte... tudo à minha volta parecia gelo e eu própria parecia ter calhaus ao fundo das pernas, em vez de delicados pézinhos de Cinderella! (A minha mãe sempre me achou uma princesinha e tanto repetiu que acabei por acreditar... sabem como é: se não consegues vencê-los, junta-te a eles!)

Vários telefonemas preocupados e as famosas mezinhas... cada um tem a sua, e francamente, escuso-me a descortinar qual delas a pior. Acredito que o seu objectivo é fazer- nos sentir tão mal com o efeito provocado pela sua ingestão que acabamos por esquecer a gripe... aquilo a que se chama "tapar o sol com a peneira"!

Fica uma das receitas (para mim, audaz q.b.) para aqueles que revelam alguma apetência por experimentar os remédios caseiros, aqueles que não temem a experimentação, aqueles cuja mente nunca se fecha a ensaios e novidades: leite, mel e uísque (à boa maneira portuguesa)... mistura explosiva que ou mata o bicho ou o hospedeiro (no sentido de organismo animal ou vegetal onde se instala um parasita)!

Não resisto à tentação de deixar mais uma receitinha de beber e chorar por nunca mais... antes a constipação! Um dente de alho no fundo de um copo de leite quente... para quem não aprecia leite simples (é o meu caso) pode tentar disfarçar o sabor do alho (esse milagre natural) com 3 colheres de chocolate bem atestadas... dizem que é tiro e queda e já me obrigaram a tomar isso (na altura em que não escolhia a minha roupa) mas parece- me que são apenas rumores... o efeito é nulo!

A verdade nua e crua é que uma semana depois a constipação desapareceu sem deixar vestígios (à excepção do nariz vermelho e ferido) sem tomar rigorosamente nada... essa é que é essa!!!

sexta-feira, novembro 25, 2005

A fundo para o Dakar



Um dia diferente que não me importava mesmo nada de repetir (não fosse a valente constipação que se seguiu)... sair de casa pouco depois de o sol raiar rumo ao terródromo de Arraiolos com um tempo miserável e um frio de rachar... à espera estavam os irmãos Inocêncio! (Esses mesmo, os tugas que vão participar na edição deste ano do Lisboa- Dakar).

Um dia de acelerações e graciosos bailados na lama, bem protegida no interior de um dos carros da equipa! Logo na 1ª curva do terródromo, duas lebres tiveram a ousadia de correr à nossa frente... o que dizer? A confirmar- se a fábula a tartaruga devia estar mesmo muito atrasada, de tal modo que conseguiu evitar cruzar- se no nosso caminho durante as horas que lá estivemos!

Um camião de assistência brutal, um sem-fim de pormenores que apaixonam e uma vontade louca de partir com eles à aventura no deserto! Não havendo um excêntrico que patrocine a ida para as terras áridas, fico- me pelo terródromo, pelas fotos e espero assistir na tv a um grande resultado da equipa portuguesa!

sábado, novembro 19, 2005

Bode expiatório

Depois de apurada reflexão descobri, finalmente, porque é que este nosso Portugal não anda para a frente: a culpa é do Jornal Nacional e acima de tudo, desse exemplar raro (ou não tão raro quanto desejaríamos) daquilo que não deve ser um profissional de jornalismo- Manuela Moura Guedes, também conhecida por Manuela Boca Grande (pelos bonecos do Contra, nome que, francamente, lhe assenta como uma luvinha quer no sentido figurado quer no real sentido da palavra)! Desculpa lá "Manela", não é nada pessoal contra ti é apenas a minha modesta opinião que... vale o que vale!

Como é que podemos arregaçar as mangas e levar o país para a frente quando há um espaço televisivo (diário e bem longo por sinal... o chamado noticiário a metro) que se dedica a esmiuçar as histórias dos coitadinhos e a estimular picardias? Reconheço que a estação deverá ter consigo bons profissionais que se limitam a cumprir ordens e a seguir esta linha editorial do desgraçadinho, mas a verdade é que qualquer um fica feito em frangalhos depois de tanta sensacional desgraça! As mentes mais influenciáveis acabam por se resignar à condição de pobrezinho, ao conformismo do "não há nada a fazer" e vamos todos pedir à porta do metro ou culpar o Estado de todos os males!

Depois de uma injecção de 1h de terríveis novas onde a catástofre está iminente, não temos outro remédio a não ser chorar baba e ranho e fazer gazeta no dia seguinte para recuperar dos trágicos acontecimentos "brought to you by" Jornal Nacional!

É certo que não vivemos num conto de fadas, é certo que se deve apurar responsabilidades quando se está perante actos de pura negligência ou desleixo, mas daí a transformar o jornal num tanque para lavar roupa suja ou numa espécie de Tribunal, vai uma distância razoável que enquanto jornalista, se deve respeitar!

No fim do Jornal dá vontade de perguntar: há alguma coisa que esteja bem em Portugal? É por isso, e virando o feitiço contra o feiticeiro, que decidi seguir o exemplo e arranjar um responsável pela crise que atravessamos... é tudo culpa do Jornal Nacional e da Manela!

sexta-feira, novembro 18, 2005

Quesitos de importância capital II

Ontem no Debate da Nação na RTP 1, não pude deixar de reparar que todos os convidados envergavam gravata vermelha, à excepção de Fernando Rosas que tinha como único adereço visível uns suspensórios! Fiquei de tal forma curiosa com a coincidência que deixei de prestar atenção ao que diziam e concentrei- me na forma como o diziam, nos seus gestos e expressões e a dada altura, incrédula, pensei: Mas isto é a sério ou o Gato Fedorento mudou- se para a RTP?

segunda-feira, novembro 14, 2005

Quesitos de importância capital

Porque é que a patroa do Ambrósio só come Ferrero Rocher? E sendo assim, porque é que não engorda como os comuns mortais? Porque é que nunca muda de roupa? Onde é que o Ambrósio guarda aquele tipo de campânula gigante que tem sempre à mão, e que apresenta de imediato para satisfazer o desejo de requinte da senhora? Como é que ele consegue equilibrar aquela pirâmide de chocolates redondos?

Será que o nome Ambrósio foi escolhido ao acaso...? Vejamos a definição de ambrósia no dicionário... manjar dos deuses; acepipe delicioso; planta odorífera da família das Quenopódeas. Como diz a M.R.P. "Não há coincidências!"

domingo, novembro 13, 2005

Boleia



Deduzo que amanhã o trânsito estará infernal... estou a considerar a hipótese de deixar o bólide em casa e apanhar uma boleia destas 2 rodas que estão na garagem a apanhar pó... isso é que era bonito! Não é impossível, só não posso é parar, sob pena de cair para o lado com o peso bruto! Um destes dias ainda me vêem passar na A2 em cima de uma coisa destas... para já, e como diz o outro, vou comer uma peça de fruta, que me faz melhor!

quarta-feira, novembro 09, 2005

Salvadores da pátria

Acho piada a esta leva de candidatos às presidenciais... esta corrida a Belém transborda heróis como nunca se viu antes (que eu me lembre, pelo menos!), nunca julguei possível a existência de tão abundante número de políticos dispostos a salvar o país de todos os males, nem tão-pouco que o P.R. possuía, na sua residência oficial, uma lâmpada mágica com génio e tudo (só a existência do génio pode justificar tamanhas pretensões), já os 40 ladrões... sabemos que existem de verdade e que até se multiplicaram ao longo dos anos!

Se os senhores candidatos se sentem na obrigação de salvar o país têm o meu aval... ide lá, meus rapazolas, e salvai- nos da crise... já agora, se tiverdes uns minutinhos livres de ocupação, ajudai lá os franceses a resolver também a crise deles e nas horas vagas dai um salto até aos aviários e tratai da saúde dos franganitos... pode ser?

Espero que os senhores da Marvel estejam atentos a este período de pré- campanha eleitoral e que os nossos candidatos sirvam de inspiração para a criação de novos heróis de B.D... qual homem-aranha, qual quê? Super-homem? X-men? Esses super-poderes já estão ultrapassados, está na hora de fazer evoluir os super-heróis... sugiro o imbatível Politics Man, contra a crise social e económica, contra a corrupção blá blá blá em Portugal e no Mundo... já estou a ver as prateleiras dos hipermercados atulhadas de bonecos de fato e gravata e a Leopoldina a anunciar na TV os novos bonecos que deliciam a criançada... "bute", vamos todos brincar aos políticos!

Que pena as eleições serem em Janeiro... se fossem agora poderíamos conhecer a tempo do Natal o rosto do novo herói... o salvador da pátria!

N.B.: Sugestões que chegaram entretanto relativamente aos super-poderes, com os calorosos agradecimentos ao ilustre desinformador pela contribuição: nova versão do Super-Mário- 3ª idade; Jerónimo dança até matar os adversários de riso; Cavaco embucha os adversários com o famoso bolo-rei; Alegre utiliza o seu poder declamatório demolidor para adormecer qualquer um; Louçã enrola uma e dá- lhes com a moca até tombarem... mais sugestões...?

segunda-feira, novembro 07, 2005

Festival do chocolate

Começa amanhã mais uma edição do Festival do Chocolate em Óbidos com novidades deliciosas, como é o caso da mostra de esculturas de chocolate dedicada ao "mundo do cinema"... durante os 6 dias do festival vai também ser confeccionado o maior salame do mundo com 100 metros de comprimento... (ao dizer isto começo a salivar avidamente)!

Estava a considerar a hipótese de tirar uns dias de férias para visitar o festival mas decidi não o fazer sob pena de arruinar a tentativa da organização de entrar para o Guinness Book... não sei se seria capaz de resistir à tentação de ir "roubando" uns pedacinhos aqui e acolá do salame gigante!

É melhor ficar por cá, até porque a minha relação com o chocolate não é muito pacífica... depois de alguns abusos surgem sempre umas desmesuradas erupções cutâneas!

domingo, novembro 06, 2005

Escolha múltipla

Há dias em que questionamos tudo... normalmente, são os dias de ressaca! Começa com o "porque é que saí ontem", passa pelo "devia ter- me portado bem e ter parado naquele bar ou naquele copo" e acaba em dúvidas existenciais como "amanhã é segunda- feira e tenho forçosamente que ir para aquele sítio de loucos?"... daqui em diante experimentamos sensações de arrependimento "não devia ter deixado aquele emprego que tinha", de renovação "tenho que mandar uns cv's" e de reivindicação "porque é que não podemos trabalhar naquilo que gostamos, onde gostamos, trabalhando como gostamos e auferindo uma remuneração minimamente justa?"... porque "não há almoços grátis", porque até o país das maravilhas da Alice tinha o reverso da medalha!

A existência não passa de um teste com perguntas cuja resposta é de escolha múltipla e já estou farta de questionar as minhas respostas! Podiam fornecer o teste com as soluções escritas ao contrário no final da página, como nos passatempos dos jornais.

Congratulo- me por este não ser um desses dias de ressaca... pelo que, elimino do raciocínio qualquer uma das duas premissas iniciais e salto imediatamente para a pergunta do emprego... anos a investir numa carreira que amo de paixão mas que não me retribui com a mesma dedicação... talvez me tenha enganado nessa resposta com esta minha mania da versão romântica da vida!

Enfim... reflexões que se resumem ao chamado síndrome domingueiro!

quinta-feira, novembro 03, 2005

Assim vai a publicidade

Há coisas que nos deixam sem palavras... recuso- me a identificar a estação de rádio mas não resisto à tentação de transcrever um spot da dita. Reza assim:

"Quer comprar artigos espectaculares, baratos e sem o stress do estacionamento?
Já abriu em Montemor-o-Novo o grande bazar xpto,
perto de 500 m2 com milhares de artigos ao mais baixo preço!
Grande bazar xpto
Aberto todos os dias das 9h30 às 19h30, incluindo Sábados e Domingos.
Núcleo empresarial de Montemor, na estrada de Arraiolos, a seguir à zona industrial da Dua, em frente à Somor.
Grande bazar xpto... hummmmm uma proposta irrecusável!"

Aprecio particularmente o facto de estar aberto todos os dias, incluindo sábados e domingos, mas parece- me que todos os dias quer dizer isso mesmo... talvez seja o recurso à repetição para dar ênfase ao horário! Também não me deixa indiferente a referência aos espaços circundantes para situar melhor o ouvinte... núcleo empresarial, estrada de Arraiolos, Dua e Somor! Certamente que a Somor agradece a publicidade gratuita! Mas o apogeu é mesmo a parte final, derreto- me completamente com aquele "hummmmm" fico na dúvida se estamos a falar de um bazar ou do Ferrero Rocher que regressa agora às lojas! Para ser perfeito só falta o famoso "Ah!" como quem se esquece de dizer algo que acrescenta no final, em jeito de rodapé!

Não sou entendida em publicidade mas enquanto ouvinte (tanto imparcial quanto possível) acredito que o bazar merecia melhor!

quarta-feira, novembro 02, 2005

Importamos tradições

Já temos 3 dias por ano em que somos livres de tirar a máscara- o Entrudo- mas aparentemente não é suficiente e, como tal, lá importámos a tradição do dia das bruxas. Como diz o outro "Não acredito em bruxas, mas que as há, há"!

O comércio agradece a mais recente tradição do bruxedo e o pessoal sai à rua com mais uma desculpa para maçar os outros. Depois das bombinhas de Carnaval damos de caras com as bombinhas de fabrico caseiro e a receita é tão simples como aquecer um copo de leite no microondas: ácido moriático (à venda nas drogarias por ser muito utilizado na limpeza de sanitas) no fundo de uma garrafa de plástico, juntar pequenas bolinhas de papel de alumínio, agitar, atirar ao alvo e esperar alguns segundos pelo rebentamento. O resultado pode ser preocupante se o alvo atingido for um carro estacionado (arruína a pintura) ou se o rebentamento ocorrer em contacto com a pele!

Aviso a juventude cá do bairro que da próxima vez que vierem para a minha porta chatear a vizinhança com a bomba artesanal, pretendo retaliar com o também tradicional cocktail molotov! Ah pois é, bebé!- exclamo com um ar ameaçador num tom misto de Steven Seagull com Chuck Norris, prestes a aplicar um rotativo!

Se continuarmos a importar as tradições dos outros a este ritmo, um destes dias ainda deixamos de ter claques e adeptos nos estádios de futebol, para passarmos a ter loiras mamalhudas com cintos largos a fazer de saias (o que, confesso, deverá agradar a muitos meninos), empunhando ridículos pompons coloridos e soletrando os cânticos futebolísticos... "S-Ó... E-U... S-E-I" e depois em coro "Só eu seiiiii, porque não fico em casaaaaa!"

Ai... Portugal, Portugal... qualquer dia estás a leiloar a tua história pela internet para amealhar uns trocos!

terça-feira, novembro 01, 2005

Prós & contras

Depois das invasões de campo no futebol e afins, depois dos populares encenando caretas e falando ao tm atrás dos repórteres, eis que surgem as invasões de programas televisivos em directo... foi indiscutivelmente um grande momento de televisão com a Fátima Campos Ferreira a tentar expulsar delicadamente o senhor que queria, a todo o custo, ter a palavra naquela discussão acerca dos poderes presidenciais!

Não antecipo quais terão sido os motivos daquele homem mas acredito que em nada estivessem relacionados com o tema em debate... vou a partir desta data considerar a hipótese de invadir um programa de televisão quando estiver perante um problema de intrincada resolução. Exemplo: o bólide foi ao doutor, existe a possibilidade de ter que substituir todo o mecanismo do ar automático, o que fazer perante a conta astronómica?

a) "paga e não bufa"
b) roubar carteiras
c) vender "Borda d'água" à porta da igreja aos domingos
d) atirar o carro da ponte
e) pedir fiado
f) invadir o Prós & Contras

Veremos na próxima 2ª feira... talvez invada o programa da Fátima Campos Ferreira ou se não puder esperar até lá, quiçá a Praça da Alegria!