quarta-feira, setembro 28, 2005

O I.R.S. da bruxa

"Co' a breca!"- exclamo boquiaberta - "Há histórias do arco da velha!"- prossigo no murmúrio- "Então não é que existe o ofício de bruxar cujas despesas podem ser incluídas na declaração de I.R.S.?!"

É verdade amigos blogueiros! O Diário Digital não engana (ao dizer isto lembro- me sempre do algodão e do pinguim que testa a limpeza do mosaico)! Passo a citar:

"Bruxa conseguiu deduções fiscais na compra de vassoura.
Um bruxa holandesa conseguiu obter deduções na compra de vassouras e lições de feitiçaria , avança o jornal De Telegraaf. As autoridades fiscais locais autorizaram a mulher a declarar as despesas gerais da sua profissão para efeitos de impostos.
A bruxa conseguiu recorrer da decisão de um tribunal de Leeuarden, segundo a qual, as despesas da bruxaria não poderiam ser deduzidas nos impostos.
Entre os custos em causa está o curso de feitiçaria numa escola de Appelscha, cerca de 2200 euros. Do programa de estudos constam aulas de bruxedos, preparação de poções mágicas e cura com pedras. "
28-09-2005 15:17:05

De facto, só vindo de um país como a Holanda! É um povo "muit'à frente"!

P.S.: A propósito de "muit'à frente" e de episódios insólitos... o que vos apraz dizer acerca dos golfinhos assassinos norte-americanos que "andam a monte" desde o Katrina?

segunda-feira, setembro 26, 2005

Acasalamento a quanto obrigas

O desespero tem destas coisas... não bastava a tontice dos anúncios nos jornais e revistas "jovem alto, moreno, de olhos verdes, inteligente e sensível procura menina para futuro relacionamento, etc, etc, etc" como ainda surgem novas formas de engate em conformidade com os tempos modernos e recorrendo à web como veículo difusor.

Os apologistas destes métodos que me perdoem o desabafo mas é louca essa busca desenfreada, esse esgrimir de argumentos e enumeração de características que possam eventualmente suscitar ou despertar o interesse alheio!

domingo, setembro 25, 2005

A comichão do empréstimo

Sempre ouvi dizer que há coisas que não se emprestam: mulheres e carros!

Quanto às mulheres prefiro não me pronunciar (até porque não são coisas e estão na moda umas modalidades entre casais que não merecem comentários)! Quanto aos carros... aqui não podemos aplicar a velha máxima "quem estraga velho, paga novo"!

Mas a "questão essencial" não é essa (a questão essencial foi alvo de um elaborado comentário de um dos gatos malcheirosos, se tiverem oportunidade leiam- no!)... nunca tive qualquer problema em disponibilizar o bólide a um amigo precisado de transporte; o que me aborrece solenemente é que o banco e os espelhos retrovisores nunca ficam como estavam antes do empréstimo (felizmente que o meu não tem ajuste no volante ou seria algo mais que não retornaria à sua posição inicial)!

Por muito que se ajeite com 1 ligeiro toque para um lado e para o outro teimam em não atingir o ponto desejado... uma vez pediram- me para estacionar um carro sem mexer nas afinações do banco e dos retrovisores... tentei, juro que tentei com afinco mas revelou- se uma missão impossível tendo em conta que o condutor era grande e largo e que nem sentada à pontinha do banco consegui levar ao fundo o pedal da embraiagem!

Compreendo o meu pai quando se recusava a emprestar- me o carro, alegando que alterava as afinações todas e que depois era uma carga de trabalhos conseguir deixar tudo em harmonia novamente. Na altura reclamava baixinho que era má vontade e receio pela minha inexperiência, porém dou comigo a recorrer aos mesmos argumentos sempre que alguém me pede para conduzir o "maquinão"!

É espantoso como a idade nos deixa comichosos!

quarta-feira, setembro 21, 2005

A espera

Já estava mentalizada... já sabia que a espera seria longa (como sempre); a custo lá me levantei cedo, muito cedo, para estar à porta do Centro de Saúde a tempo de ser um dos 8 felizes contemplados com a consulta do médico de família!

Parece inverosímel o frio que gela os ossos às 6h da matina (os primeiros raios de sol sabem a um chá morno que desliza pela garganta)... ainda mais inacreditável é o facto de às 6h20 já estar uma romaria à porta do Centro que só abre às 8h30 (parece a fila à entrada do Kremlin aos fins- de- semana). Um atraso de 10 a 15 minutos já invalida qualquer hipótese de conseguir uma consulta.

Levava a lição estudada, porque isto de ir ao Centro de Saúde tem muitas manhas! Ficam as dicas para quem desconhece o procedimento: ao chegar abordar todos presentes "Está alguém para a Dra. Maria da Luz? Qual é o seu número? Então eu sou o nº 6." Não se ausentar enquanto não chegar o próximo utente... é uma forma de garantir que ninguém passa à frente! Depois de chegar o nº 7 e de já termos marcado a nossa posição na fila, podemos tomar um café rápido e regressar ao posto. Nunca ousar entrar dentro do carro estacionado em frente, mesmo que estejamos enregelados de frio, com o cabelo ainda molhado do banho e um pinguinho no nariz prestes a adquirir contornos de estalactite... os outros utentes não gostam e comentam entre si que todos devem estar ao relento até ao abrir portas do Centro.

Formam- se grupos de tagarelice... os chamados clientes habituais aproveitam para pôr a conversa em dia. Eu e o meu livro, de pé, encostados à parede fria trocamos impressões... ele conta- me histórias que eu absorvo avidamente enquanto os minutos passam devagar.

Perto das 8h30 junta- se a multidão à porta numa fila desordeira onde os espertalhões tentam passar à frente dos restantes... gera- se a confusão em torno das senhas, empurrões, palavras ao vento, elevam- se as vozes até uma das funcionárias soltar um poderoso "Sccchhhhhiiiuuuu"... os ânimos acalmam- se, confrontam- se os números atribuídos com a ordem de chegada e colocam- se os impostores contra a parede. Nunca pensei que aqueles velhinhos (as) simpáticos (as) tivessem o descaramento de passar à frente recorrendo a ardilosos pretextos... entre os advogados do diabo e os acérrimos defensores da ordem, restabelece- se a disciplina!

Mais umas horas de espera e finalmente a chamada do altifalante ao gabinete... é nestas alturas que dou graças por não me chamar Abundância (como a minha tia)... os olhares curiosos procuram o movimento, levanto- me da cadeira e dirijo- me apressadamente para a porta... convém que seja mesmo com passadas largas e que a consulta seja rápida porque a espera desespera os restantes!

Quinze minutos parece- me bastante razoável tendo em conta que alguns dos motivos que me levaram lá estão relacionados com o bem comum!

Serviço Público de *linhas: nos bancos de sangue podemos deixar o nosso contributo em horários bastante flexíveis, faz- nos bem à saúde e à saúde dos outros, dá- nos vantagens como a isenção de pagamento de alguns exames. Os bancos de medula esperam por nós num processo indolor que pode salvar vidas!

terça-feira, setembro 20, 2005

Mercedes a caminho...

Já estava a estranhar a ausência dos concursos nos quais não me inscrevi mas onde, sabe- se lá por que portas e travessas, acabei por ser seleccionada e estar habilitada a ganhar prémios fabulosos... desde que subscreva um serviço ou um produto para poder ir novamente a sorteio!

Primeiro o postal alerta- me "Atenção! Um novíssimo Mercedes C180K pode estar a dirigir- se para a rua blá blá blá. Nos próximos dias vai receber um envelope branco com uma risca vermelha e uma verde blá blá blá. Responda o mais rápido possível".

Achei piada ao postal e à tentativa de personalizar a mensagem, como se tivesse sido enviada somente para mim e mais meia dúzia de outros felizes contemplados com a oferta!

Apesar de não apreciar a cor do Mercedes lá abri o envelope da risca vermelha e verde... no interior estava uma longa missiva de 4 páginas, 2 brochuras, 2 envelopes RSF e um terceiro, selado, onde se encontrava o cartão de finalista!

Sem ter feito rigorosamente nada (só porque uma empresa vendeu a sua base de dados a outra) posso ganhar 230 mil euros, um Mercedes e 2 relógios! Basta- me enviar o meu cartão de finalista e assinar a revista pelo período de 1 ano com 40% de desconto!

Lembro- me de, em criança, ver chegar estas cartas a casa dos meus pais... lembro- me do desprezo com que olhavam para elas; nem chegavam a abrir o envelope; era eu que, curiosa, folheva o seu conteúdo e tentava, em vão, convencê- los a participar na próxima fase do concurso!

Hoje percebo o desinteresse e partilho- o, muito embora a carta tenha um aspecto bastante credível fazendo várias referências à comissão de concursos e à autorização do Governador Civil de Lisboa.

Se desde os meus tempos de garota se desenvolve este tipo de campanha (que eu me lembre, claro) deve haver muito boa gente que sucumbe às maravilhas do sorteio em troca de um produto ou serviço do qual até nem precisa... mas como o prémio justifica o investimento, lá faz a encomenda.

Vou guardar religiosamente a carta no arquivo morto (nome carinhoso que atribuí ao caixote do lixo), tentar viver com esta sensação de ter deitado ao lixo a minha oportunidade de conduzir sentada ao volante de um Mercedão com 230 mil euros na mala... e fazer uma aposta no totoloto! Sinto- me com sorte...

segunda-feira, setembro 19, 2005

Novidades da loiça

As mais recentes notícias dos detergentes para lavar loiça dão conta do aparecimento do tão aguardado 4 em 1 para a máquina de lavar!

Depois do admirável mundo do shampoo eis que nos deparamos de frente com o asseado mundo do detergente... o novo 4 em 1 plus- saquetas solúveis!

Perguntei à minha máquina o que achava da novidade (afinal é ela a principal visada) e confesso que não me pareceu muito entusiasmada... limitou- se a ficar em silêncio numa fase inicial... depois lá foi emitindo uns apitos (cuja razão ou significado ainda não descobri apesar de já ter lido o manual de instruções por diversas vezes; receio que se prepare para uma greve de zelo assim que terminar o período de experiência também denominado garantia) e prosseguiu inabalável na sua missão de lavagem!

Tentei marcar uma entrevista com a caneca do leite que não se mostrou disponível para comentar a notícia (talvez tema represálias) e acabei por fazer umas perguntinhas ao pires (que apareceu pelo menos 1h depois do combinado), respondeu a despachar, circulando à volta da pergunta, fugindo às questões directas... lá foi dizendo que tem uma relação muito profissional com o actual 2 em 1 em gel mas que está disposto a aceitar a vinda do 4 em 1, desde que não lhe risque o verniz, que o 2 em 1 não fique no desemprego e que isso não venha a afectar a sua relação com a chávena e a colher de café!

Visto não ter conseguido apurar reacções junto dos restantes utilizadores, vou continuar com o 2 em 1 gel por mais uns tempos (pelo menos até terminar o contrato, que é o mesmo que dizer a embalagem) e só nessa altura voltarei a indagar a abertura da loiça e da máquina para o novo detergente! Vou propor a uma revista da especialidade um comparativo entre as performances dos detergentes que no final nos permita saber qual o melhor na relação preço- qualidade!

Até lá, 2 em 1 rules na cozinha!

domingo, setembro 18, 2005

O fantástico mundo do cabelo

É impressionante a franca ascenção das marcas e a variedade na oferta de produtos na indústria do cabelo... equiparo o acto de escolher o shampoo (ou champô, vou optar pelo 1º porque é mais fashion!) a um passatempo do tipo quebra cabeças como o "sopa de letras"!

Nas prateleiras percorremos o admirável mundo do shampoo... há para todos os tipo de cabelo e mais alguns; são tantos e tão específicos que a dificuldade reside em identificar qual o grupo onde o nosso cabelo está inserido!

Para cabelos lisos, finos, espigados, secos, pintados, oleosos, ondulados, curtos, compridos, volumosos ou escorridos! Sem esquecer os anti- caspa e os mata micróbio (antes só havia o quitoso- gosto do nome!) e decerto que não estão aqui todos representados... devia ter tomado nota no bloquinho quando lá passei... Ora bolas! (vocifero contrariada) "rais ta parta" esta memória de passarinho!

As opções de escolha aumentam estrondosamente se ao shampoo acrescentarmos o amaciador! Já agora, que falamos nisso, qual é a diferença entre amaciador e condicionador? Em jeito de resumo, temos: shampoo, amaciador, shampoo e amaciador (o chamado 2 em 1), condicionador, shampoo e condicionador (também 2 em 1)! Estou desconfiada... ainda não vi, mas ouvi dizer que já existe o 3 em 1: lava, amacia e faz mise!

A situação repete- se no mundo do sabonete... vi, há pouco tempo, um spot antigo de TV do "Feno de Portugal" (lembram- se da música? Feno de Portugal, o aroma da natureza...) e recordei aquele sabonete rijo, que não se desfaz (que é como dizer que rende muito), que cheira a maçã, que seca a pele e que fica com uns cortes esquisitos à superfície! Agora já podemos escolher entre o Feno e os novos com aloe vera, 1/4 de creme hidratante, óleo de amêndoas doces, leite e mel... para peles secas, sensíveis, extra- secas, muito sensíveis... e por aí adiante!

Com tanta variedade na oferta, qualquer dia tenho que acampar no hipermercado o fim- de- semana todo para fazer as compras!

P.S.: A verdade é que nunca nos damos por satisfeitos, se não há variedade é porque não há, se há, é porque há... tss! tss! tss! (digo abanando a cabeça para a esquerda e para a direita enquanto fito o chão) esta mania de ser do contra!

sábado, setembro 17, 2005

Tributo ao Óscar

Uns familiares ausentaram- se para férias e pediram- me para tomar conta da bicharada... assim fiz, trouxe para casa (para não ter que lá ir todos os dias) os dois boiões dos peixinhos, dos quais cuidei com a mesma dedicação com que trato dos meus!

Até já tinha comentado com amigos que o Óscar estava mais feliz desde que o tinha trazido cá para casa... antes achava- o muito parado no fundo do aquário! Uma vez cheguei ao ponto de desatar aos gritos, alarmada pela sua inércia, julgando- o morto. Mas cá em casa, vendo- o através do vidro nadando activamente, fiquei absolutamente tranquila e crente na sua boa condição física!

Não esperava encontrá- lo estendido junto ao areão no fundo do aquário... afinal ele devia estar a nadar sôfrego pela agonia e eu pensando que estava contente! Era um peixe tosco e muito engraçado pelas suas formas irregulares... adorava os seus olhinhos esbugalhados que pareciam querer ver tudo!

Quando é que inventam um aparelho descodificador para traduzir o que os animais nos querem dizer? Se ele me tivesse dito qual era o problema, salvava- lhe a vida... porém, como não entendo aquele abrir e fechar de boca nem aquela dança exótica no aquário, deixei- o à sua mercê!

quinta-feira, setembro 15, 2005

O que é DUB?

Pensamento do dia...

Hoje alguém me perguntou intrigado... "o que é dub?"

Ao que prontamente respondi:

"É o que precede um endereço, exemplo:

dub dub dub.estrelasentrelinhas. blogspot.com"

.
.
.

Outras hipóteses de resposta:

a) Dub (name) to give something or someone a particular name, especially describing what you think of them

b) Dub (sounds) to change the sounds and speech on a film or television programme, especially to a different language

c) Dub (style) a style of music or poetry connected with reggae in which the main part of the tune is removed and various special effects are added

Queiram assinalar no comentário a vossa resposta...

terça-feira, setembro 13, 2005

Chefe que é chefe

(Definição de Chefe por Star * Dust)

Não impõe a autoridade, não grita, não perde as estribeiras... faz- se respeitar e não toma partidos!

Desempenha na organização da empresa o mesmo papel que a mãe no seio da família... ouve as duas partes, intercede junto de ambas no sentido de solucionar o possível conflito de ideias ou interesses, numa tentativa de alcançar o bem comum!

É bom ouvinte e conselheiro, repreende as condutas erradas e enaltece o esforço empreendido.

Recebe ordens com a mesma humildade com que as transmite e divide os créditos pelos seus donos.

Se conhecerem algum chefe cuja descrição corresponda à apresentada, é favor mover diligências no sentido de proceder à apresentação formal deste espécime em vias de extinção... vamos tentar a reprodução em cativeiro para garantir a manutenção da espécie!

segunda-feira, setembro 12, 2005

Quem não se sente...

... não é filho de boa gente! Lá diz o ditado! O que este não diz é que as plantas também sentem e sofrem com a nossa ausência!

Para contrariar aqueles que não acreditam na teoria de que as plantas apreciam a nossa companhia, apresento uma história verídica... a sua autenticidade garanto eu, porque se passou comigo!

Na minha antiga casa tinha 4 plantas de exterior (daquelas que se fazem grandes e viçosas), enquanto as regava tinha o hábito de lhes murmurar umas palavras (vá, chamem- me doida que eu não me importo!) e cruzava- me com elas sempre à saída e à chegada ao "lar doce lar" (claro, não mudavam de lugar sozinhas daí o encontro diário)!

Acreditem ou não, depois de mudar de casa (apesar de assegurar que continuavam a ser regadas), uma delas perdeu- se e a outra nunca mais esteve em pleno poder da sua beleza vegetal... curiosamente eram aquelas com as quais mantinha mais contacto pela sua posição estratégica na porta de entrada!

A natureza tem destas coisas... na casa nova já tenho duas plantas (mais pequenas que as outras porque o espaço para o efeito é menor) e não desisto de lhes dar uns mimos diários! Qualquer dia já respondem pelo nome (Júlia e Tomé) e abanam as folhas quando lhes falar!

domingo, setembro 11, 2005

Criticando...

Apanhei um estranho hábito que sempre critiquei nos outros... o de estar a ver um filme e constantemente ir tecendo comentários trocistas! Reconheço que é um hábito incomodativo para quem não está na mesma onda e assiste interessado ao nosso lado ao desenrolar do argumento!

Até posso estar a ver um drama, não consigo resistir à tentação de ir criticando aqui e ali; então se for um filme de acção com super- heróis e feitos magníficos, sou capaz de fazer comentários do princípio ao fim!

Não é que seja grande entendida na matéria, muito pelo contrário, nunca perdi noites de sono para assistir em directo à entrega de galardões nem tão pouco identifico os nomes de actores, de realizadores, de produtores, de argumentistas, enfim... de cineastas!

Já cheguei ao ponto de assistir a filmes na TV rindo a bandeiras despregadas pensando que eram sátiras que afinal eram a sério!

Imagine- se que o último filme a que assisti no cinema foi o "Fahrenheit 9/11"... antes disso tinha visto o "Matrix"!

Não percebo por que motivo me tornei tão mordaz em relação ao cinema... Tenho a sensação de que já não há histórias por inventar... reproduzem- se histórias de jogos de PS e séries de TV. Fazem- se novas versões de filmes já produzidos e o resultado é o perfeito desinteresse pelas películas... a produção cinematográfica em série, tipo linha de montagem numa fábrica de auto- rádios, leva- me a não querer ver filmes...

Onde é que andam os criativos? Já está tudo inventado?

sexta-feira, setembro 09, 2005

Bocejar contagioso

Numa noite temperada de fim- de- semana, entre conversas da semana com os eternos amigos do check- point CRVL e uns tragos no Famous Grouse (não muitos porque o preço do álcool está pela hora da morte) o bocejar chegou e não mais me largou (só de pensar nisso já começo a abrir involuntariamente a boca)!

Ainda por cima eu sou daquelas pessoas que têm um bocejar estrepitoso que tento controlar, mas não consigo (e ouvi dizer que é benéfico para as cordas vocais)!

Apercebi- me de que alguns dos meus amigos já se tinham rendido ao bocejar... não sei quem começou mas depressa se propagou... é mesmo contagioso! É como o tabaco, um vício invejoso!

Sempre me deixou intrigada essa propagação do bocejo entre as pessoas e resolvi testá- la nos animais. No dia seguinte aproximei- me do meu Max (cão, pastor alemão, já baptizado antes de aparecer a série da TV, convém explicar!) para lhe dar uns mimos como habitualmente, mas em vez de proferir aquelas baboseiras do costume com a voz esganiçada (exemplo: quem é o cão "mai" lindo, quem é? Estão a ver o estilo de abordagem...) olhei para os seus olhinhos cor de mel e bocejei ruidosamente... uma vez, outra vez, e mais outra... e nada! Continuou a pedinchar festas e a "tocar guitarra" cheio de cócegas.

A verdade é que não sucumbiu ao meu bocejar, mas confesso que o inverso já aconteceu! Ainda experimentei com outros dois cães, a Nusca e o Rex (rafeiros puros) todavia o resultado foi o mesmo: zero! Cães, sejam eles machos ou fêmeas, de grande ou de pequeno porte, puros ou rafeiros, nenhum se rende.

Da próxima vez vou experimentar com a Migalhas (a tartaruga;0) ... nós humanos, somos muito influenciáveis. Decerto que existe uma explicação suficientemente científica/ lógica que justifique este bocejar contagiante!

(Por falar nisso... está na hora de baixar as persianas!) zzzzzz

quinta-feira, setembro 08, 2005

Inspecção periódica II

E pelo andar da carruagem ainda teremos a parte III da inspecção... espero que à terceira seja de vez!

Afinal nenhuma das lâmpadas estava realmente fundida... inexplicavelmente a ficha de ligação estava mal colocada, razão pela qual não fez contacto! A isto se chama ter galo... mas pior do que isso é ter uma capoeira completa... descobrir que a focagem de faróis é uma deficiência de tipo 1, ou seja que não leva ao chumbo, depois de, com o auxílio de experientes amadores, já ter mexido nas regulações todas (possíveis e imaginárias)... agora é que vou ter mesmo que pagar a dita focagem de faróis!

Até já sinto um certo embaraço ao ligar os médios... um aponta para o centro da via e o outro aponta para a lua! Chego a interrogar- me se as luzes estarão de facto acesas!

quarta-feira, setembro 07, 2005

Quem canta...

Finalmente descobri o significado da expressão "quem canta, seus males espanta"!

Aplica- se aos desafinados e desprovidos de melodia vocal... o efeito da cantoria é tão mau, tão mau, que até o mal se espanta e foge esbaforido "pernas, para que vos quero"!

Os bons cantores (não é o meu caso... eu sou dos tais que levantam as pedras da calçada; nem a bicharada se aguenta cá em casa quando solto um agudo!) terão que recorrer a outros métodos para afastar as maleitas!

terça-feira, setembro 06, 2005

Inspecção periódica

Nunga gostei dos tipos do Centro de Inspecção (tenho o estúpido hábito de ir sempre ao mesmo Centro, serão mais simpáticos nos outros?). Os inspectores fiscalizam primeiro o condutor (a) e só depois se lembram do carro; as inspectoras fazem o mesmo, antes de qualquer coisa tiram- nos as medidas completas; às vezes fico na dúvida sem saber se chumbam/ passam o bólide ou o condutor... olham para nós como se estivessem a fazer- nos um grande favor: "vá, chega lá o calhambeque à frente para eu ver se pode andar na estrada ou se tem defeito... só de olhar assino já o veredicto porque eu sou um mecânico de renome"!

Nem parece que estamos a pagar perto de 25 euros para olharem para o carro com aquele ar de entendidos, porque a verdadeira inspecção já nós pagámos ao mecânico antes de lá irmos... aceleram à parva (como eu nunca faço com o motor frio), batem com as portas como se fossem as de um cofre forte, massacram a suspensão (e ando eu a evitar as crateras na estrada e a abrandar nas lombas ou bandas sonoras) e conseguem sempre encontrar algo para me atazanar o juízo!

Gritam para trazermos o carro para a formatura; estando do lado de fora metem a mão no volante (como se não soubéssemos levar o carro a direito em cima de uma linha recta); sem modos dão- nos ordem para sair e acomodam- se lá dentro (ajeitam o banco que tanto trabalho dá para voltar a colocar na posição certa, normalmente nunca fica como estava... há muito para dissecar neste tema do banco, fica para a próxima!); param para conversar com o colega deixando- nos naquele estado de ansiedade súbita: "será que há algum problema... será que vou levar o selo vermelho... ?"; voltam todos risonhos e prosseguem naquela espécie de linha de montagem; mandam tirar o triângulo e o colete (por acaso não é cor de rosinha) e nem olham para eles; ligam o limpa pára- brisas no preciso momento em que estamos no alcance do esguicho e ficamos naquele estado miss t- shirt molhada! E por aí fora sempre com boas maneiras e simpatia!

Chegado o momento de emitir o maldito selo exibem- me a folha vermelha e com um mórbido sorriso rasgado dizem (como se fizessem questão de voltar a ver- me) "vai ter que voltar, tem o médio e o máximo do lado esquerdo fundidos e tem que focar os faróis"! Assombrada pensei "que sorte macaca, ainda ontem tinha as luzes todas!" mas aceitei (não tinha alternativa)... a focagem de faróis é que me custa a engolir sabendo que fiz o alinhamento no ano passado (precisamente antes da inspecção) e não levantaram qualquer problema! Devo ter umas ópticas muito tímidas... tão acanhadas que até se baixaram ao ver a inspectora!

Ai! Como eu detesto a inspecção periódica!

segunda-feira, setembro 05, 2005

Avante com a doninha

Tal como estava previsto, andei uns belos 15 minutos do carro até à festa e vice- versa (claro)! Não foram motivações políticas as que me levaram até lá, mas antes motivações musicais e a motivação extra da borla à entrada!

Ainda consegui assistir a uns minutos de Blasted Mechanism enquanto esperava por uma bifana que acabou por ser substituída por uma sande de chouriço (o chamado "comer gato por lebre")! Os Da Weasel puxaram pelas gargantas e corpos roliços (hehe) mas o ponto alto da noite foi a música da festa, acompanhada pelo fogo de artifício sobre as nossas cabeças deixando lixinhos dentro dos nossos olhos! A euforia tomou conta de todos e a dada altura deixei de lutar contra eles e juntámo- nos aos pulos ("se não podes vencê- los, junta- te a eles!).

Seguiram- se uns tímidos gritos partidários: "PCP" que a multidão interpretou como: "SLB"!

Até duas moças a despertar para puberdade, que passaram todo o concerto encenando poses para a objectiva, se renderam à euforia e pularam com estilo ao som do "ta ta, ta ra ra, ta taaa, ta"! Perdoem- me a ignorância mas não sei o nome da singela melodia que tanto entusiasmo gerou!

Minutos depois, uma voz no altifalante anunciava o encerramento "Camaradas e amigos, a festa do avante terminou, dirijam- se o mais rapidamente possível para as saídas"... e claro o inevitável engarrafamento no trânsito a fluir a conta- gotas!

domingo, setembro 04, 2005

Avante... menos no trânsito!

"A vida são 2 dias e a festa do avante são 3"!

Ainda estou em fase de recuperação... daí a minha ausência desde 5ª feira! Só eu sei como amaldiçoei a festa do Avante e aquele chavão "Não há festa como esta" (eu e os outros desgraçados que estiveram em hora de ponta na Ponte Vasco da Gama tentando fugir ao pára- arranca da 25 Abril)!

Acidentes na ponte, acidente no antigo IC13, agora IC32... fila na subida para o túnel do Grilo, fila na ponte, fila para entrar no IC32, fila para entrar na A2, fila na A2 até à saída para o Fogueteiro, fila para entrar no Fogueteiro... e a culpada é a festa do Avante! Uma espécie de 13 Maio numa romaria histórica em direcção à Quinta da Atalaia na Amora! A dada altura deixei simplesmente de ouvir os informativos de trânsito... quanto mais ouvia mais me sentia a entrar em parafuso, o sangue a borbulhar naquele estado "irabizante", a cólera a tomar conta de mim (antes a cólera que a cólica;0) o tempo a passar, o tm sem bateria (para não variar), o set a dar a volta no cd e a filinha pirilau calma, tranquila e serena como se não fosse nada com ela!

Agora que, quase, já deixei para trás das costas os momentos de aflição de 6ª feira, e depois de ter estado ontem à noite no Check- point CRVL onde se podia ouvir claramente o som vindo dos instrumentos dos Xutos & Pontapés e dos Clã, estou preparada para me deslocar até ao recinto da festa, estacionar a uma distância de uns 10 minutos a pé, palmilhar freneticamente o caminho e lograr de uns momentos de intenso prazer auditivo com Blasted Mechanism e Da Weasel!

quinta-feira, setembro 01, 2005

Saliva

Acabei de ler "A identidade" de Milan Kundera! Não resisti a fotocopiar uma página, cujo excerto passo a transcrever...

"Na China e no Japão, segundo lhe contaram, a cultura erótica não conhece o beijo de boca aberta. O intercâmbio de salivas não é pois uma fatalidade do erotismo, mas um capricho, um desvio, uma porcaria especificamente ocidental. (...) Não é um perfume de rosa, imaterial, poético, que passa através dos homens, mas as salivas, materiais e prosaicas, que, com o exército dos micróbios, passam da boca da amante para a do amante, do amante para a mulher, da mulher para o bebé, do bebé para a tia, da tia, criada num restaurante, para o cliente em cuja sopa cuspiu, do cliente para a mulher, da mulher para o amante e daí para outras e outras bocas, de tal modo que cada um de nós está imerso num mar de salivas que se misturam e fazem de nós uma única comunidade de salivas, uma só humanidade húmida e unida."

Nunca me tinha debruçado sobre a saliva, mas outros já o fizeram... é o caso dos G.N.R. que diziam numa canção "vamos gastar muita saliva (...) vamos selar com a nossa saliva (...) vou usar a tua saliva (...) quero usar saliva" !

Já para não falar no egrégio "vestidinho de cuspo" trazido a lume e imortalizado pelos Gatos Fedorentos!

E aquele velho hábito de molhar a ponta do dedo para virar a página do livro?

Com 1000 coriscos... de quem será a saliva que tenho na boca?

Que visão tão pouco romântica do beijo... que graça tem só encostar os lábios e fazer aquele barulhinho repenicado "chuac"...? É por isso que a população oriental aumenta a uma velocidade atroz... não perdem tempo com beijos prolongados e húmidos... do chocho passam logo ao regabofe!

Que desperdício deixar passar incólume aquele calafrio quando as bocas se tocam e as línguas se procuram mutuamente e... e... vou ficar por aqui, porque ainda há criancinhas acordadas e a Alta Autoridade pode estar de olho nas *linhas! Sim... estou careca de saber que todos os dias cuscam as novidades siderais das *linhas... é a 1ª coisa que fazem quando iniciam o dia de trabalho. As *linhas estão para a Alta Autoridade como o banho de informação está para o jornalista! hehe